,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Destinação do IR para o Fumdeca vai até 28 de abril
  • Maria, Davi e Miguel são os nomes preferidos dos pais piracicabanos
  • Maria, Davi e Miguel são os nomes preferidos dos pais piracicabanos

Sesc abre inscrições para oficina de frevo
Thainara Cabral
15/02/2017 15h07
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

Estão abertas as inscrições para a oficina de dança No Com Passo Do Frevo, que acontece neste sábado, 18, no Sesc. A atividade será ministrada pelo professor Elson Leite e integra a programação do Carnaval Popular Brasileiro, realizado na unidade neste ano. Na aula, com duração aproximada de três horas e meia, o dançarino ensinará passos básicos do frevo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sesc. Todos os participantes ganharão a tradicional sombrinha colorida usada na dança.

Entre os ritmos presentes no Carnaval, o frevo não ficou preso ao Nordeste e se espalhou em todo o país. Considerado o maior ritmo carnavalesco pernambucano, o frevo foi reconhecido, em 2012, como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O ritmo já tinha o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2007, ano em que foi comemorado seu centenário.

Na oficina, Leite contou que irá inserir os participantes da dança, explicando o contexto histórico em que o ritmo surgiu. “Os passos do frevo nasceram através do movimento da capoeira. No Carnaval de antigamente, os capoeiristas saíam à frente como abre-alas dos blocos. A função deles era a de proteger a banda e os foliões da polícia que queria impedir a festa e, durante eventuais lutas, as movimentações eram transformadas em passos de danças. Essas movimentações ganharam nomes e foram catalogadas pelo Mestre Nascimento do Passo”, explicou o professor.

A teoria inclui a explicação sobre os três tipos de frevo: de bloco, de rua e o canção. Os passos principais, como o tesoura, abre alas, dobradiça e ferrolho serão ensinados na aula. “São movimentos básicos que trabalham com planos alto e médio. Os planos mais baixos exigem bastante flexão dos joelhos. Também há saltos e giros, que chamamos de rodopios”, disse o dançarino. Ao fim da aula, os alunos participarão da gravação do clipe da música No Bloco da Ema Eu Frevo, tema do Carnaval deste ano do Bloco da Ema.

SERVIÇO — Oficina No Com Passo Do Frevo. Sábado, 18, das 14h às 17h30, na sala de expressão corporal do Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Gratuito. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba. Informações: (19) 3437-9292.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar