,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Pedestres cobram instalação de faixa
  • Justiça nega liminar que pedia retorno às aulas
  • População reclama de transtornos do rodeio

Zaíra toca no Luau de Verão do Sesc
Thainara Cabral
17/02/2017 14h39
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

A banda de forró Zaíra é a responsável por levantar o público no penúltimo show do projeto Luau de Verão do Sesc. O evento acontece hoje, às 19h, no ginásio da unidade. Os músicos prepararam uma apresentação com sensação acústica para entrar no embalo das rodas de música intimistas feitas na praia, agregando canções da nova fase e releituras de faixas que marcaram a trajetória da banda piracicabana. O grupo também recebe os convidados Seu Francelino e Filpo Ribeiro para reunir no palco diferentes gerações que representam o forró. A entrada é gratuita e não haverá retirada de ingressos. O projeto se encerra com o Luau Samba, na próxima sexta-feira, 24, com a participação do Núcleo de Samba Xô Segunda.

17-002-016.jpg

Grupo apresenta canções autorais e recebe convidados de diferentes gerações do forró (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Com nova roupagem, a Zaíra abandonou, recentemente, o “dona” do nome e entrou em uma nova fase, a qual não inclui o figurino de astronautas que marcou a participação do grupo no programa SuperStar, da Globo, em 2015. No final do ano passado, a banda formada por Beibi (zabumba e vocal), Rafa Virgolino (sanfona), Diego Leandraujo (triângulo), Rafinha (cordas), Matheus (contrabaixo) e Maicon (percussão e viola) lançaram a turnê Dance do Jeito Que Você Quiser, um novo show que segue à risca o nome que lhe foi dado.

O formato manteve o forró como base, mas atribuiu outros ritmos em misturas inesperadas, pensadas especialmente para que o público se divirta e aproveite os shows e se expressem sem tabus. As canções do novo show foram testadas com o público em ensaios abertos realizados na cidade em 2016. Composições inéditas como Dinheiro, Dance, Barulho Bom e Vem Pra Cima já fazem parte do repertório da nova fase e serão faixas do quarto álbum da Zaíra, que deve ser lançado ainda neste ano.

Com uma levada diferente das músicas do último álbum da banda, o #AntenaseRaízes (2014), os trabalhos inéditos mesclam grooves do universo pop e eletrônico com estilos regionais. As letras que tratam de narrativas fictícias e críticas sociais são acompanhadas de sons distorcidos que criam o forró psicodélico emanado pelos “zaíros”. Dialogar o forró com outros estilos rendeu aos integrantes a possibilidade de alcançar públicos de diversas tribos e esse clima será transmitido no Luau de Verão.

O percussionista Leandraujo relatou que o show será uma mistura de acústico com os instrumentos elétricos, que, unidos ao repertório especial, aproximam o público dos integrantes. “O repertório desta apresentação é fruto de quatro ensaios que fizemos, pensando na possibilidade das pessoas cantarem junto com a gente. Tudo foi calculado para nos aproximar de todos e fazer a plateia interagir entre ela também”, disse o músico.

Leandraujo também comentou que a intenção da Zaíra ao escolher os convidados para o Luau foi a de unir gerações. Ribeiro é integrante do grupo Filpo Ribeiro e a Feira de Rolo, que representa uma nova linguagem do forró feita com instrumentos tradicionais, como a rabeca e viola caipira. Outro convidado, Seu Francelino, vem à frente da geração que trouxe o forró para o interior de São Paulo, junto do grupo Forrofiando. “O convite foi feito pensando no histórico do forró, queremos mostrar perspectivas diferentes e toda a amplitude que o gênero alcança”, afirmou Leandraujo. 

SERVIÇO — Luau Forró com Zaíra. Hoje, às 19h, no ginásio do Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar