,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Via Ágil vai à Justiça por transporte
  • Sindicato anuncia Contabilista do ano 2017
  • Massa de ar frio chega hoje e deve provocar chuva

Microcontos de Humor abre inscrições para 7ª edição
Ana Rízia Caldeira
18/03/2017 20h41
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

Estão abertas, a partir desta segunda (20), as inscrições gratuitas para a sétima edição do Microcontos de Humor de Piracicaba, concurso que move escritores e aspirantes a mostrarem seu talento em apenas 140 caracteres.

O evento faz parte da programação do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que terá abertura no dia 26 de agosto, e é promovido pela Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural), por meio do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. O evento abre espaço para a valorização de novos autores. 

Untitled-14.jpg

Os contos são selecionados para um livro e exibidos na mostra oficial do Salão. (Foto: Arquivo/JP)

“Escrever um conto em formato micro não é algo tão simples, mas chama a atenção daqueles que desejam se aventurar ou que já vinham estudando a técnica”, explicou Antônio de Paula Junior, membro da comissão organizadora formada por Elcio Couto, Alexandre Cruz, Rosana Oriani, Aparecida Carvalho e o cartunista e produtor gráfico do Cedhu, Eduardo Grosso.

A temática privilegia o humor, pensando nele como uma peça que complementa a humanidade. “Temos uma falsa ideia do humor e muitos o confundem com o termo piada, que pode ser ofensiva. O concurso é desafiador nessa questão, incentivando o escritor a pensar em questões que possam ser cômicas sem que sua importância seja prejudicada.”

Os participantes podem conferir os resultados das edições anteriores por meio do site da biblioteca e conhecer um pouco mais sobre o gênero.

“Todo material produzido nos últimos seis anos é disponibilizado de maneira pública e on-line, inclusive o livro, que resulta no final do concurso, assim é possível entender como e com o que um miniconto se parece”, ressaltou Júnior.

REGULAMENTO — Cada participante deverá enviar somente um microconto, de tema livre e que apresente teor humorístico. Ele deve ser redigido em português e ser de autoria própria, com até 140 caracteres, incluindo o título, pontuação e espaçamento.

Podem participar escritores, aspirantes ou não, de qualquer faixa etária, exceto os membros das comissões organizadora e julgadora. As inscrições acontecem até 12 de maio.

O regulamento e ficha de inscrição podem ser baixados no site da Biblioteca Municipal (biblioteca. piracicaba.sp.gov.br).

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar