,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Inadimplência do consumidor cresce 5,8%
  • Roubos e furtos caem no primeiro semestre do ano
  • Umidade do ar cai e deixa cidade em estado de atenção

Momento Musical celebra 25 anos
Ana Rízia Caldeira
18/03/2017 15h24
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

A convivência diária, a amizade e o desenvolvimento musical pautearam a essência da Escola Momento Musical, ideia nascida da paixão pela música e educação, em 4 de março de 1992.

Com aulas de violão popular erudito e musicalização, área de pesquisa e estudos da musicista e fundadora Ivete Machado, o espaço cresceu nos recém completados 25 anos.

Atualmente possui um corpo estudantil de cerca de 200 alunos, os quais passam por processos de instrução vocacional e desenvolvimento de projetos sociais.

Em um ambiente descontraído, as ideias crescentes de propagar o ensino as pessoas, de maneira que os processos de aprendizado integrassem um ciclo de trocas, estreitaram o laço entre o mestre e aprendiz.

“Me dá uma alegria ver como os alunos ficam felizes quando aprendem e essa devolutiva sempre me motivou a continuar com a relação de crescimento mútuo”, relatou Ivete.

Aos poucos, a procura por novos instrumentos possibilitou a abertura dos cursos de percussão, instrumentos de sopro e cordas, guitarra, piano, saxofone, teclado e musicalização infantil.

A grade escolar permitiu ainda a entrada de mais professores e, atualmente, o corpo docente possui 17 especialistas, incluindo Ivete e sua sócia, Marcela Costa.

“Trabalhamos dois anos juntas e descobri que nossos ideais eram muito parecidos. Senti que seria uma boa ideia chamá-la para a parceria”, explicou a educadora.

A equipe buscou na formação de crianças, jovens e adultos, o incentivo de experimentações em bandas.

Segundo a professora, a capacitação de tocar em conjunto, além da carreira solo, promove melhor a atividade de integração e, pensando assim, um dos primeiros impulsos para o trabalho em grupo surgiu com o Coral Momento Musical, em maio de 2007.

O conjunto possui atividades baseadas em um repertório variado, tanto em estilo quanto em ritmo.

“Esse tipo de canto é democrático e inclusivo, pois mostra que precisamos um do outro para fazer a música, trazendo assim união ao grupo, amadurecimento e responsabilidade”, ressaltou Ivete sobre o trabalho semanal realizado em quatro vozes, sendo duas femininas (soprano e coltranos) e duas masculinas (tenores e baixo).

Outra formação escolar é a Orquestra Feminina de Viola Caipira, nascida em 2011.

“Abrimos o grupo quando tivemos a procura de muitas mulheres pelo curso de viola e foi a própria Marcela quem fez a coisa acontecer”. Entre os projetos externos realizados pela escola estão as visitas às instituições sociais, como os Lares Betel e dos Velhinhos, que recebem pequenos concertos beneficentes dos discentes e docentes.

CELEBRAÇÃO — As comemorações do aniversário serão feitas no encerramento do semestre, durante a semana de apresentação escolar, que acontece entre os dias 3 e 7 de julho.

“Vamos trabalhar as músicas da década de 1970 e toda a preparação vem sendo feita desde fevereiro. Divulgaremos a mescla cultural e musical que a época teve em questão nacional e internacional”, ressaltou a educadora.

O repertório já tem músicas de raiz e temas de artistas e bandas setentistas, como Secos e Molhados, Tim Maia e Rita Lee.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar