,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Alckmin deve visitar região de Piracicaba neste sábado
  • Rodovias do Tietê pode ser multada em R$ 1,1 mi
  • Confiança do consumidor cai pelo terceiro mês consecutivo

Sesc fomenta imersão cultural
Ana Rízia Caldeira
15/03/2017 13h53
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
121.jpg

Chargista do JP, Erasmo Spadotto criou uma ilustração ao vivo durante o evento (Foto: M. Germano/JP)

O Sesc promoveu, no último final de semana, o FestA (Festival de Aprender), ação integrada entre as redes Sesc de São Paulo para imersão em cursos, oficinas, ateliês para famílias e vivências nos diversos suportes das artes visuais e tecnologias.

Em todo o circuito estadual, a programação abrangeu mais de 400 atividades.

A unidade piracicabana recebeu aulas, palestras e experimentações em desenho, HQ, pintura, escultura, fotografia e artes digitais, sob a orientação de artistas e profissionais proeminentes em suas áreas de atuação.

Foram 740 pessoas transitando pelo evento e 110 participantes das oficinas. No evento, foi realizada a confecção de um painel ao vivo pelo chargista e ilustrado do Jornal de Piracicaba, Erasmo Spadotto.

O conjunto de atividades foi oferecido em todas as unidades do Estado e resulta de uma amostra da crescente programação regular de cursos e oficinas.

“É uma ideia de valorização dos espaços educativos do órgão e uma preocupação com a questão de ensinar ao público novas técnicas, criando assim habilidades artísticas e, quem sabe, o despertar da vocação profissional”, explicou o coordenador de programação do Sesc, Chico Galvão. Entre os destaques, cursos Introdução para Ilustração com Nanquim, com o premiado ilustrador e quadrinista Eloar Guazelli; oficina da artista plástica e educadora Alice Manttelatto, que promoveu uma releitura da confecção dos bonecos do Elias; oficina Desenho 3D com Software Livre, capitaneada pelo engenheiro mecânico, escritor e professor de computação gráfica Felipe A. Pires; e Ilustração Botânica, desenho científico das plantas em preto e branco ou colorido, técnica apresentada pelo engenheiro agrônomo e professor Lindolpho Capellari.

122.jpg

Pessoas de todas as idades participaram de atividades artísticas na unidade (Foto: Acervo Sesc)

AO VIVO — A convite do Sesc, o chargista e ilustrador Erasmo Spadotto produziu um painel ao vivo, no hall de entrada, com o apoio de apenas uma caneta piloto. Na cena desenhada pelo artista, uma paisagem urbana nasce com perspectivas feitas diretamente na parede. “Não existia qualquer tipo de projeto anterior, o que desenhei foi pensado na hora e as pessoas que participavam das oficinas podiam acompanhar a dinâmica da imagem aparecendo”, contou.

A moldura criada no painel abriu, ainda, um espaço para receber trabalhos realizados dentro das atividades do dia.

Os traços utilizados na obra foram aplicados sem preenchimento e inspirados pela incorporação dos quadrinhos, área em que se especializou o cartunista. Spadotto explicou, entretanto, que a relação final foi pensada para captar a maior quantidade de detalhes e pareceu, aos curiosos, uma aplicação de adesivo em lugar de um desenho.

“É algo desafiador, cheio de peças que não podem sofrer erros”, ressaltou. Para Galvão, o festival apresentou uma valorização ao que é promovido pela rede e a cultura da cidade. “A ideia é que isso gere cursos regulares no nosso espaço, que acabou recebendo no último ano muitas oficinas e, consequentemente, um público bem participativo”, disse.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar