,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Pedestres cobram instalação de faixa
  • Justiça nega liminar que pedia retorno às aulas
  • População reclama de transtornos do rodeio

Bauhaus recebe mostra paralela do SAP
Ana Rízia Caldeira
12/04/2017 15h57
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
232.jpg

Artista piracicabano Klaus Reichardt, o Nikolaus, assina Caminhando na Esalq (Reprodução: Claudinho Coradini/JP)

Vinte e duas obras na técnica aquarela sobre papel compõem a exposição Aquarelistas de Piracicaba e Região, uma paralela do 3º SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba) que está instalada no hall da escola Bauhaus Brasil — Unidade Piracicaba.

Os trabalhos são de oito artistas e dá sequência a parceria da escola com a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.

A mostra vai até 6 de maio e tem entrada gratuita.

Na seleção de pinturas estarão obras dos artistas plásticos Klaus Reichardt, Luiz Gobeth Filho, Mariana de Lima Rezende, Silvia Dionísio, Denise Otero Storer, Margarete Zenero, Sebastião Luis Miotto e Áurea Pitta Rocha.

“Optamos por fazer com artistas da região para que isso valorizasse ainda mais o que é feito aqui. Muitas vezes as pessoas não se lembram como é rica a produção local”, explicou a coordenadora da unidade, Bruna Carvalho Caritá.

Os trabalhos se configuram em uma variedade de representações, passando por paisagens, figuras humanas, reproduções de cenas do cotidiano e até mesmo temáticas de flores e animais.

“A aquarela é uma coisa geralmente atribuída às crianças, porque ela tem muito dos borrões. Mas, quando vemos uma obra de um artista, essa definição muda, pois o desenho pode ser entendido como algo feito ao contrário, trabalhando as cores onde já existe luz”, explicou a coordenadora sobre o processo de pintura em papel.

Neste ano, no 3º SAP, a escola participou da premiação como um dos apoiadores culturais e na atribuição do prêmio aquisitivo Bauhaus Piracicaba, o qual reverenciou a artista Maria Rita Almeida Correa, com o conjunto de obras Atacama, Puebelo de Machuca 1 e 2 e Atacama, Valle Del Arcoíris. Segundo Bruna, a parceria entre a Bauhaus e a Pinacoteca promoverá outras paralelas dos salões e mostras fixas da casa cultural.

“Dessa forma podemos colocar em vista ainda mais o esforço municipal em divulgar a arte”, ressaltou.

SALÃO EXCLUSIVO — Como único salão dedicado exclusivamente à técnica da aquarela, o SAP selecionou 94 obras assinadas por artistas de sete Estados. “Tenho um carinho especial com a aquarela e ter algo dedicado a ela na cidade nos motiva a não deixar de participar”, comentou Denise Storer, que possui também desenhos no evento da pinacoteca e considera a paralela como uma extensão do que não foi possível levar à mostra municipal.

SERVIÇO — Exposição Aquarelistas de Piracicaba e Região, paralela do 3º SAP. Até 6 de maio, na escola Bauhaus Piracicaba (rua José Pinto de Almeida, 258, Bairro Alto). Visitação gratuita: segunda a quinta, das 8h30 às 22h; sextas, das 8h30 às 19h; e aos sábados, das 8h às 13h. Informações: (19) 3422-2023.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar