,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Pedestres cobram instalação de faixa
  • Justiça nega liminar que pedia retorno às aulas
  • População reclama de transtornos do rodeio

Duo Foliarco é atração no Modulasons
Thainara Cabral
13/04/2017 11h28
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
234.jpg

Daniel Grajew e Bruno Menegatti integram o duo (Foto: Divulgação)

A sonoridade dos ritmos das festas tradicionais brasileiras tocada com instrumento erudito, juntamente do acordeon.

Assim é o trabalho do Duo Foliarco, que se apresenta hoje, às 20h, no programa Modulasons do Sesc.

O projeto é formado pelos músicos Daniel Grajew e Bruno Menegatti, que tocam, respectivamente, a sanfona e a rabeca para homenagear a cultura do nordeste brasileiro, assim como de outras regiões do país.

O show acontece na comedoria e a entrada é gratuita. Piracicaba recebe a segunda apresentação do Duo Foliarco, formado este ano pelos estudantes de música da USP (Universidade de São Paulo). Grajew e Menegatti se uniram com a intenção de resgatar os tipos de danças e músicas ligadas aos folguedos, como são conhecidas as festas populares brasileiras, sejam elas de origem religiosa ou folclórica.

Canções que embalam o Carnaval, festa junina, reisado ou Folia de Reis e a Festa do Boi servem como pano de fundo para a viagem pela cultura brasileira que a dupla realiza durante a apresentação.

O compositor Daniel Grajew relatou que a homenagem foi mais encaminhada para o Nordeste pois Bruno Menegatti realizou uma pesquisa sobre as Bandas de Pífanos da Bahia, em 2012.

“Nos encontramos para fazer uma trilha sonora de um filme sobre nordestinos que se mudam para trabalhar em São Paulo, abordando trabalho escravo e migração. A partir disso, criamos o projeto para valorizar a cultura popular através do instrumento. É o olhar de dois paulistas da música clássica, uma visão cosmopolita sobre”, contou o músico, que também tem formação em piano popular.

O repertório do show inclui canções autorais de Grajew e Menegatti, além de Asa Branca (Luiz Gonzaga), Tocando em Frente (Almir Sater), Naquele Tempo (Pixinguinha), Romaria (Renato Teixeira) e um pot-pourri de marchinhas de Carnaval. As canções tocadas instrumentalmente valorizam as melodias brasileiras.

SERVIÇO — Duo Foliarco. Hoje, às 20h, na comedoria do Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar