,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Polícia Civil apreende 74 quilos de maconha
  • Artistas homenageiam Gilberto Gil em seu aniversário de 75 anos
  • Savegnago inaugura supermercado em julho

Exposição mostra história do teatro piracicabano feito em 250 anos
Thainara Cabral
13/04/2017 11h46
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
235.jpg

Menezes pesquisou trajetória do fazer teatral desde 1767 até os dias atuais (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Câmara de Vereadores abriga durante o mês a exposição O Teatro em Piracicaba, criada a partir do livro História e Memória do Teatro: Piracicaba das Monções aos Dias Atuais, do autor Felipe de Menezes.

Em encontro entre história, arte e cultura, a mostra é composta por fotos e documentações que o escritor reuniu durante o processo de pesquisa para a obra, que cria um panorama do teatro piracicabano, desde as primeiras manifestações até a fundação dos grupos de encenação local.

A visitação é gratuita. História e Memória do Teatro: Piracicaba das Monções aos Dias Atuais foi lançado em dezembro do ano passado.

Para traçar o percurso das artes cênicas na cidade e olhar para a cultura com viés histórico, o historiador e diretor de teatro Felipe de Menezes fez um levantamento documental em arquivos municipais sobre como o teatro era visto pela sociedade piracicabana na época da fundação da cidade, a história dos teatros locais e das companhias teatrais, além de entrevista com artistas que representam a evolução da arte no município.

Segundo Menezes, a exposição é uma contrapartida social do projeto, que foi contemplado pelo edital do Proac (Programa de Ação Cultural) e agrega outras maneiras de tratar do tema.

Da mesma forma que o livro, a exposição com 20 materiais é dividida em quatro partes: tempo, espaços, sujeitos e linha do tempo. “As obras do primeiro bloco demonstram aspectos históricos e a ideia de ausência do teatro no início de Piracicaba”, comentou o autor, explicando que sua pesquisa revelou que o teatro na cidade só foi permitido em 1850, quase 100 anos após a fundação.

Antes disso, os espetáculos em prol da diversão eram proibidos.

A segunda parte da mostra é uma espécie de inventário com fotos e a história dos teatros piracicabanos, como o Theatro Santo Estevão e o Teatro São José.

Sujeitos é composta por fotos e documentos dos principais grupos teatrais, incluindo depoimentos de atores que fazem parte do livro. Na ultima parte, Menezes materializou a linha do tempo descrita na obra.

“É um painel de três metros que inicia na fundação de Piracicaba, mostrando o que aconteceu na cena teatral na cidade e no mundo ao longos desses quase 250 anos”, afirmou o curador.

O historiador relatou ainda que pretende levar a exposição para outras instituições, em um itinerância pelos próximos dois anos.

“A ideia é passar em todos espaços culturais públicos e privados da cidade, porque essa é uma das etapas de um projeto maior. Também pretendo levar a mostra para as escolas municipais, pois o material é muito rico”, comentou Menezes.

SERVIÇO — Exposição O Teatro em Piracicaba. Até o dia 28, no hall do prédio anexo da Câmara de Vereadores (rua do Rosário, 833, Centro). Entrada gratuita. Visitação de segunda a sextafeira, das 8h às 17h. Informações: (19) 3403-6500.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar