,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Polícia Civil apreende 74 quilos de maconha
  • Artistas homenageiam Gilberto Gil em seu aniversário de 75 anos
  • Savegnago inaugura supermercado em julho

Batalha Central celebra oito anos
Da Redação
16/06/2017 13h42
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
O Sesc realiza neste final de semana uma programação comemorativa aos oito anos de existência da Batalha Central, evento piracicabano que tem como proposta transcender as barreiras do jogo da rima entre MCs. Durante sexta, sábado e domingo, serão realizadas diversas atividades ligadas ao rap, incluindo temas como empreendedorismo, beleza negra, africanidade, ancestralidade e comportamento. A programação é gratuita e aberta ao público.
 
Implantado no coreto da praça José Bonifácio, no Centro, o evento foi pensado e configurado pela dupla de rap Daniel Garnet e Peqnoh. Com um público inicial de cinco pessoas, a Batalha foi crescendo timidamente e exponencialmente a partir dos convites boca a boca, ganhando notoriedade e se enraizando como articuladora da cena do rap piracicabano.
 
“A partir do momento em que ela começou a acontecer, vimos uma retomada do movimento, as pessoas começaram a querer participar e mostrar o que estavam fazendo a cada encontro. Percebemos que a Batalha em si é um fato histórico para o hip hop da cidade, porque a liberdade, o espaço, o desafio e outros aspectos que ela tem construído é algo que não poderia acontecer sem aquele começo”, contou Peqnoh.
 
Os encontros da programação, segundo o rapper, foram pensados para incentivar o pensamento de que o hip hop vai além de rimas, dança break, grafite e discotecagem.
 
“Faz parte da formação de pessoas, tem a ver com jornalismo, comunicação, arte, cinema, direito e tudo isso, para nós, está sendo muito especial. Graças a todo o trabalho que temos realizado, formamos um evento de relevância enorme para Piracicaba e só temos a agradecer as pessoas que de certa forma estão contribuindo para esse nosso projeto, tanto agora quanto quando começamos”, finalizou.
rap.jpg

Rappers Peqnoh e Daniel Garnet deram início à Batalha Central. (Foto: Evelyn Albuquerque)

PROGRAMAÇÃO — O evento tem início hoje, às 19h, com o workshop Música e Plataformas Digitais: O Direito Autoral no Campo da Internet, com o rapper e advogado do selo fundado por Emicida, o Laboratório Fantasma, Tiago Barbosa.
 
Logo após, às 20h, o produtor e Dj Nato PK junto ao rapper, produtor cultural e arte-educador, Enézimo, batem um papo sobre o mercado de trabalho no rap nos últimos 10 anos.
 
Às 21h acontece o lançamento do documentário Poética das Ruas: A História da Batalha Central, produzido pelos alunos do sétimo semestre do curso de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e que estarão presentes na ocasião para discussão do material.
 
A programação segue no amanhã, às 13h30, com o curso de maquiagem para a pele negra, ministrado por Daniele da Mata. Mais tarde, às 15h, o rapper, produtor cultural e mestre em Ciências da Motricidade na Unesp, Daniel Garnet, traz os conhecimentos lúdicos e pedagógicos da construção do rap. Ele retorna às 16h30 para o show Pegada de Gigante, junto ao amigo Robson Peqnoh, no qual lançarão o álbum comemorativo nomeado Ao Vivo.
 
Peqnoh conduzirá também um diálogo entre a postura dos MC’s nos anos 80 até a década de 2010 no domingo, às 13h30. Fechando as atividades comemorativas do Sesc, Mayara Vaz, Daniel Carvalho e Patrícia Meira conduzem o encontro com direito a microfone aberto Esse Tal de Slam Poetry - Batalha de Poesia, às 14h30.
 
O encerramento oficial do evento será no coreto da praça, onde haverá a cessão de um prêmio pela Florespi (Associação de Recuperação Florestal da Bacia do Rio Piracicaba e Região).
 
SERVIÇO — Especial Rap 8 anos da Batalha Central. Sexta, sábado e domingo, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Gratuito. Informações: (19) 3437-9240.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar