,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Emicida celebra a carreira e o bom momento do rap com a gravação do 1º DVD
  • Sequência de 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' ganha data de estreia
  • Em DVD, a face roqueira de Gal Costa

Clube sedia exposição fotográfica
Thainara Cabral
05/07/2017 14h43
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

O Clube Cristóvão Colombo recebe neste mês a exposição fotográfica Bairros de Piracicaba, uma das mostras temáticas em celebração aos 50 anos de fundação do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), que faz aniversário em agosto.

A exibição de imagens dos bairros Tanquã e Tupi também integra o calendário de mostras do órgão em comemoração aos 250 anos de Piracicaba que estão em itinerância por pontos da cidade desde abril. A exposição instalada no hall da secretaria do Cristóvão até dia 17 de julho tem curadoria da pesquisadora Carolina Martin. A visitação é gratuita. Bairros de Piracicaba é a segunda mostra temática do calendário comemorativo do IHGP.

06.jpg

Imagens poderão ser vistas até 17 de julho no hall da Secretaria do Cristóvão. (Foto e reprodução: Claudinho Coradini/JP)

A primeira, Piracicaba — Ontem e Hoje, foi lançada em abril na Biblioteca Municipal e constitui-se de imagens do município nos anos 1920 e 1930, em retratos de ruas, casas, paisagens e espaços conhecidos. Para contrastar a seleção, fotografias de 2013 pontuaram os mesmos locais, provocando uma viagem no tempo às mudanças ocorridas em cada cenário. Já a segunda exposição é composta por cerca de 40 imagens de duas regiões mais afastadas do Centro, mas que são grandes representantes no contexto cultural, histórico e ambiental do município.

“Nossa segunda exposição é ainda mais diferenciada, pois pega os bairros do Tanquã, que é uma das coisas mais maravilhosas do interior, se não do Estado inteiro de São Paulo; e Tupi, que, com seus quase 100 anos, possui uma tradição típica das festas juninas”, contou Valdiza Maria Capranico, presidente do instituto.

O Cristóvão Colombo é o quarto espaço da cidade que recepciona a exposição Bairros de Piracicaba. De acordo com a curadora Carolina Martin, a relevância em reunir imagens de Tupi e Tanquã está em descentralizar a história do município. “Esses dois bairros são importantes, principalmente, para mostrar pedaços de Piracicaba que poucas pessoas vão. A maioria só conhece pontos da área central e tendem a ficar nesse eixo. É bom lembrar e explorar outros locais”, contou a voluntária do IHGP.

07.jpg

Foto do time de futebol do bairro Tupi de 1945.

De Tupi, foram reunidas imagens do acervo pessoal do morador Antonio Carlos Angolini, que também é sócio do instituto. Conforme Carolina, os registros desde a década de 1920 são do cotidiano da comunidade, como fotos de familiares de Angolini, grupo escolar, frequentadores da igreja local, casamentos de moradores, até chegar a imagens mais novas que mostram, por exemplo, o calçamento das ruas do bairro e a reforma da igreja.

Na parte do Tanquã, as imagens são do fotógrafo e observador de aves Luciano Monferrari, que traz um olhar sobre a fauna e belezas existentes no pequeno pantanal piracicabano, que recebe, anualmente, observadores amadores e profissionais de todas as partes do país e alguns países estrangeiros para a captação de imagens da avifauna. Monferrari já fotografou mais de uma centena de aves no local e cerca de 20 foram selecionadas para compor a mostra. Depois do Cristóvão, o IHGP leva a exposição para Tupi, no dia 20 de julho; para a Rodoviária, no dia 27, e para a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) em 10 de agosto. 

SERVIÇO — Exposição Bairros de Piracicaba. Até 17 de julho, no Clube Cristóvão Colombo (avenida Prof. Alberto Vollet Sachs, 2300, Morumbi). Entrada gratuita. Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 21h; sábados, das 9h às 17h, e domingos, das 8h às 12h. Informações: (19) 3124-8800.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar