,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Emicida celebra a carreira e o bom momento do rap com a gravação do 1º DVD
  • Sequência de 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' ganha data de estreia
  • Em DVD, a face roqueira de Gal Costa

Alunos dos centros culturais se apresentam no Engenho
Thainara Cabral
14/11/2017 13h26
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
Alunos das oficinas promovidas nos centros culturais da cidade pelo Programa Movimentação Cultural, da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), iniciam hoje as apresentações do espetáculo Piracicaba, Meu Berço Amado!, que homenageia os 250 anos do município, completados em agosto. As encenações acontecem no Teatro do Engenho em três sessões: hoje, às 20h, e amanhã, às 14h e 17h. O evento é gratuito, mas os ingressos para as três apresentações estão esgotados. 
 
Participam de Piracicaba, Meu Berço Amado! cerca de 600 alunos dos cursos realizados nos centros culturais situados na Estação da Paulista e nos bairros Pq. 1º de Maio, Santa Teresinha e Mario Dedini. Segundo Washington Poppi, coordenador do Movimentação Cultural, em 2017 o programa se encerra com 801 alunos matriculados nas oficinas, que são oferecidas gratuitamente.
 
Poppi, que assumiu a coordenação do programa neste ano, relatou que um espetáculo envolvendo todas as modalidades culturais ensinadas nos espaços da prefeitura foi realizado em outras duas ocasiões, entretanto, há tempos esta confraternização não ocorria novamente. “Assim que assumi a coordenação, a secretária da SemacTur, Rosângela Camolese, me pediu para organizar a montagem e, desde o início do ano, o tema vem sendo preparado. A partir de agosto, os professores focaram na temática do espetáculo nas aulas”, comentou o coordenador, que ministra aulas de teatro há dez anos pela Movimentação Cultural. 
 
Foram montados dois espetáculos, os quais abordam a cultura piracicabana e suas vertentes. Na apresentação de hoje participam os alunos de flauta, teatro e violão. Nas sessões de amanhã também integram o elenco os alunos de teatro, além de balé, dança de rua, dança de salão e ritmos. Toda a cenografia da peça foi executada pelos cursos de pintura, desenho, artesanato e tecelagem.
 
Conforme Poppi, que assina o roteiro das montagens, as cenas teatrais costuram os números de outras modalidades para contar histórias que remetem a Piracicaba, incluindo o folclore e figuras de destaque do município, como Elias dos Bonecos e Nhô Lica. Pontos turísticos, entre eles o Engenho Central e Casa do Povoador, lendas como a do Véu da Noiva e as festividades, com destaque para a Festa do Divino, também estão representadas. Os alunos de música interpretam nesta terça-feira canções caipiras, como Rio de Lágrimas e temas dos cantores Pena Branca, Milton Nascimento e Trio Parada Dura. 
 
“Há 12 anos o Movimentação Cultural tem demonstrado sua força e vitalidade, possibilitando aos alunos, o aprendizado e a formação cultural”, destacou Rosângela Camolese.
 
EXPOSIÇÃO — Durante os dois dias de apresentação, o hall do Teatro do Engenho recebe a exposição Meu Berço Amado, composta por trabalhos realizados pelos alunos de artes visuais do Programa.
 
SERVIÇO — Espetáculo Piracicaba, Meu Berço Amado!. Hoje, às 20h, e amanhã, às 14h e 17h, no Teatro do Engenho (avenida Maurice Allain, 454). Entrada gratuita. Informações: (19) 3413-8526.
 
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar