,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Emicida celebra a carreira e o bom momento do rap com a gravação do 1º DVD
  • Sequência de 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' ganha data de estreia
  • Em DVD, a face roqueira de Gal Costa

Lucia Portella e alunos expõem cerâmicas no CCMW
Thainara Cabral
10/11/2017 12h16
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
A produção da cerâmica envolve argila, água, ar e fogo. Referenciando os componentes básicos da natureza, a ceramista Lucia Portella e os 24 alunos do ateliê dela prepararam peças que integram a exposição Poética dos Quatro Elementos IV, que resgata o fundamento da arte cerâmica. Cerca de 40 obras de variadas técnicas compõem a mostra anual do Ateliê Lucia Portella. A vernissage acontece hoje, às 19h30, no CCMW (Centro Cultural Martha Watts). Os trabalhos podem ser vistos, gratuitamente, até 24 de dezembro, de segunda a sexta-feira. Neste sábado, excepcionalmente, o espaço funciona das 10h às 14h.
 
Ceramista há 35 anos, Lucia Portella ministra aulas desde que aprendeu a lidar com a cerâmica durante um curso em São Paulo. Para a exposição deste ano, a artista piracicabana deixou os alunos livres para criarem dentro dos estilos próprios, mas com inspiração na composição básica da cerâmica. “A cerâmica é feita de terra, que, neste caso, é a argila, água, ar e fogo. Ainda nos primórdios, ela era queimada no forno à lenha, que agora foi substituído por forno elétrico. Sempre faço questão de resgatar esta história para não deixá-la acabar”, disse Lucia. E acrescentou. “Para mim, é muito importante recuperar os elementos básicos da arte cerâmica, pois ela é infinita, ela se transforma. Não podemos nos automatizar e deixar isso para trás”.
 
Na mostra no CCMW, Lucia expõe Descaso, Até Quando?, obra na qual aborda a destruição da natureza retratando uma árvore seca por queimadas. 
 
Conforme a artista, as cerâmicas são feitas com as técnicas de rolinho, torno e placa. Algumas das peças ganharam cor após passar pelo processo da pintura vidrado. “Vidrado são as cores de minerais extraídos da natureza. A base dos minerais é a sílica, um elemento que transforma o vidro em coloração com a ação do calor. Então, tudo o que usamos vem da natureza”, explicou, comentando que sua turma é formada por alunos que já a acompanham há 14 anos.
 
Também participam da exposição os artistas Adriana Carbone, Ana Américo, Ana Cleuza Colares, Angela Aly, Cristina Rasera, Edilaine Brum, Eduardo Tranquelin, Elaine Kistemam, Eliana Amâncio, Fernando Kistemam, Ia Maluf, Jefferson Camargo, Lica Camargo, Lilian Pino, Lucia Almeida, Mara Della Muta, Márcia Ordine, Maria Helena Vasconcelos, Raquel Sansigolo, Silmara Beneton, Ivone Miras, Sônia Torrezan, Angela Rainha e Lia Moraes. 
 
SERVIÇO — Exposição de cerâmicas Poética dos Quatro Elementos IV, na sala Monet do Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1257, Centro). Abertura: hoje, às 19h30. Visitações: até 24 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.
 
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar