,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 23 na cidade
  • Corte de vagas atrapalha trabalho do Conselho Tutelar
  • Hospital Regional completa 1 mês com 2.100 atendimentos

História do Salão de Humor é assunto em programa da TV Cultura
Da redação
11/01/2018 12h58
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
O diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o chargista Erasmo Spadotto, e o presidente da AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba), o publicitário Adolpho Queiroz, foram entrevistados na semana passada sobre a história deste evento de arte gráfica para o quadro Espaço 10, do programa Ordem do Dia, da TV Cultura. A exibição da gravação acontece hoje, às 23h30, e tem reprise no sábado, às 9h. 
 
Na ocasião, Spadotto e Queiroz falaram sobre o surgimento do Salão em 1974, em meio à ditadura militar, como uma iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos, entre jornalistas, artistas e intelectuais, para a valorização e o reconhecimento da arte do desenho de humor como instrumento para reflexão sobre política, religião e outros temas.
 
De acordo com o presidente da AHA, Piracicaba parecia estar distante do Brasil quando o Salão foi criado. “Nessa época, a cidade era relativamente calma e por este motivo não houve nenhum tipo de ameaça. Já no primeiro ano, tivemos a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça”, contou.
 
Foi comentado durante a gravação do quadro, ainda, que o Salão tornou-se internacional a partir da terceira edição, contando com a participação de artistas do exterior. Ao longo dos 44 anos de existência da mostra de humor, somente o Irã superou o Brasil em número de trabalhos enviados.
 
“Recebemos obras produzidas com técnicas diferenciadas, que captam a essência, a ideia do artista. São desenvolvidas com ferramentas digitais que apresentam qualidade e talento; da mesma forma que os originais”, explicou Erasmo Spadotto.
 
Neste ano, o Salão Internacional de Humor chega à 45ª edição.
 
INSCRIÇÕES — A mostra de arte gráfica Batom, Lápis & TPM 2018, que integra a programação do Salão, recebe inscrições até 2 de fevereiro. A participação é exclusiva para trabalhos produzidos por mulheres no âmbito das comemorações e reflexões referentes ao Dia Internacional da Mulher. Regulamento completo e mais informações em salaointernacionaldehumor.com.br.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar