,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • 'Levar torta na cara em Chaves era uma honra', diz atriz de Paty
  • Prazo para sugestões à mobilidade é ampliado
  • Alça de acesso que ligará via deve ser entregue em janeiro

Fotógrafo piracicabano Fran Camargo expõe em cidade da China
Natália Marim
16/05/2018 16h03
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
O fotógrafo piracicabano Francisco Eduardo Bueno de Camargo, que assina como Fran Camargo, é o autor das 120 fotografias que compõem a mostra Chile, Rota das Estrelas, instalada desde o último dia 12 e até dia 1 de junho nos salões de exposições da biblioteca municipal de Zhuhai, cidade da região de Canton, na China. As imagens retratam as belezas naturais e a população do país sul-americano e foram impressas no tamanho 50 x 70 centímetros em papel Fine Art.
 
 
Há três anos, Camargo recebeu do cônsul do Chile na China, Carlos Marin, um convite para ceder as fotos para uma exposição que mostraria o Chile em Panyu, distrito da província chinesa Cantão. “Essa exposição aconteceu no mês de setembro de 2015 e eu estive presente na inauguração. Depois disso, a mostra passou pela cidade de Heshan, seguiu para Dongguan e, agora, em Zhuhai. Já existe interesse na cidade de Zhongshan em receber a exposição”, comentou o fotógrafo.
 
 
Todas as fotos foram clicadas ao longo de cerca de dez anos em viagens de Camargo ao Chile, do Deserto do Atacama, ao norte, até a Patagônia, ao sul. Algumas das imagens, que retratam pessoas, são em preto e branco, mas a maioria é colorida. Outras, remetem a paisagens bucólicas chilenas, como deserto, montanhas da Cordilheira dos Andes, a Patagônia Chilena (Torres del Paine), além de estrelas, que, de acordo com Camargo, são vistas com perfeição no deserto, e os lugarejos que abrigam pescadores.
 
 
As técnicas fotográficas utilizadas foram captura simples, HDR, longa exposição e composição. “Eu procuro sempre contar uma história nas minhas fotos. Levar, através das imagens, sentimentos, emoções, realidade, beleza, procurando fazer com que as pessoas possam viajar mentalmente”, disse o autor das fotos.
 
 
Entre as nomenclaturas das fotografias expostas estão Marca dos Anos, Fruto do Trabalho, Felicidades com a Pescaria e Últimos Raios de Sol. “Esse é um momento mágico para mim, muito bacana, pois fui valorizado no exterior. O Chile é um país que amo, que aprendi a adorar por conta das possibilidades de se fazer fotografia. Essa exposição faz parte da Primeira Mostra de Fotografia da Cidade de Zhuhai, que tem participação de entidades internacionais na fotografia”, falou Camargo.
 
 
CARREIRA — Foi no início dos anos 1970 que Francisco Eduardo Bueno de Camargo, o Fran Camargo, começou a carreira profissional. Ele deus os primeiros passos na área fotográfica trabalhando ao lado do pai no Jornal de Piracicaba, com 15 anos de idade, como fotojornalista contratado em tempo integral. Depois, trabalhou como chefe concursado do Laboratório de Cine-Foto-Som da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente, dedica-se ao canal de vídeos no Youtube Fran Camargo Paixão pela Fotografia, no qual fala sobre fotografia, programas de edição de imagens e viagens.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar