,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Festa de Tupi será neste sábado; festejos de São João começam às 6h
  • Campanha de vacinação contra gripe termina sexta
  • TCE julga irregular contrato do Semae

12º Enacopi começa hoje
Natália Marim
12/06/2018 14h57
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
(Divulgação)
 
O 12º Enacopi (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba) começa hoje e vai até sexta-feira, com diversas apresentações no Teatro do Engenho. As sessões ocorrem sempre às 19h30, sendo que amanhã tem uma extra, às 14h. O evento, que divulga o plural movimento coralístico, com a participação de conjuntos de canto coral de diversas partes do Brasil, é realizado anualmente pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). Para ter acesso aos ingressos é necessário levar um litro de leite à bilheteria do Teatro do Engenho, uma hora antes do início da sessão musical. O montante coletado será doado a entidades assistenciais da cidade.
 
 
Na programação da edição 2018 do Enacopi constam 22 corais de Piracicaba, Itirapina, Rio Claro, Campinas, São Paulo, Jundiaí, entre outros municípios, que somam cerca de 800 coristas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. De Piracicaba, participam do encontro neste ano o Coro Azular, Coral Momento Musical, Grupo Vocal Coruscante, Grupo Vocal Ligaleve, Coral Vivace, Coro Projeto Guri, Vocal Receita Caseira, Coral Novalis e Mergulho Musical. Os conjuntos de Campinas são Coral Na Ponta da Língua, Coral Vozes de Outono e Coral Unicamp Zíper na Boca. Os coros provenientes de Rio Claro são Coral Cidade Azul e Coral Lírico O Mensageiro. Estão na lista de apresentações também Coral Aramaçan (Santo Andre), Coral Segunda Igreja Batista (Nova Odessa), Coral Arco Íris (Itirapina), Coral Polimnia (Americana), Coral Som do Caminho (Atibaia), Gruppo Canta Italia (Jundiaí) e o Coral das Mães Coreanas e Rouxinóis da Apeoesp, que são da capital paulista. (Programação completa ao lado).
 
 
Instituído por lei municipal, o Enacopi, conforme a organizadora e curadora do evento, Adriana Batista Alves, tem caráter cultural e pedagógico. “O Encontro Nacional de Corais de Piracicaba é realizado sempre no meio do ano. A primeira edição foi em 2007 e, em 2009, passou a ser garantido por lei municipal, uma iniciativa da própria Prefeitura. O Enacopi visa fomentar e divulgar o movimento coralístico. Sendo um dos principais do Estado de São Paulo, integra pessoas envolvidas com a arte do canto coral”, falou Adriana. 
 
 
Segundo a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o Enacopi é uma das ações da Prefeitura de Piracicaba que estimula a união dos coralistas, o intercâmbio cultural e a democratização do acesso ao canto. “Em sua 12ª edição, o encontro se caracteriza como um evento de grande importância, que compõe o calendário anual da cidade”, afirmou.
 
 
No repertório do 12º Enacopi, de acordo com a curadora, há músicas brasileiras, internacionais, folclóricas, evangélicas e típicas de países como a Itália, África do Sul e Coréia. Entre as canções estão O que é que a baiana tem (Dorival Caymmi), Enquanto houver sol (Titãs), Trem das Onze (Adoniran Barbosa), Cidade Maravilhosa (André Filho), Tema de amor pra Gabriela (Tom Jobim), Cio da Terra (Milton Nascimento), Piracicaba (Newton Mello), Cérebro eletrônico (Gilberto Gil), Bela Flor (Maria Gadú), Primavera (Tim Maia), Ave Verum Corpus (Mozart) e Deus e eu no sertão (Victor Chavez Zapala Pimentel). 
 
 
Em todos os dias do Encontro ocorrem intervenções artísticas infantis e cômicas com o ator Leonardo Moraes. “O personagem Sebastião, com a canção Aqui no Mar, e a personagem Layla Raticida serão interpretados por ele entre as apresentações”, explicou Adriana. No final de cada sessão os corais se juntam para cantar Trem Bala, de Ana Vilela.
 
 
SERVIÇO — 12º Enacopi (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba). De hoje até sexta-feira, no Teatro do Engenho. Horários das apresentações: hoje, às 19h30, amanhãs, às 14h e 19h30, e quinta e sexta-feira, às 19h30. Ingressos devem ser trocados por 1 litro de leite, na bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada sessão. Informações: (19) 99281-5037 ou 98763-1773.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar