Curso livre de iniciação teatral do Sesi recebe inscrições

O Sesi Vila Industrial está com inscrições abertas até o próximo dia 3 para os módulos semestral e anual do Curso Livre de Iniciação Teatral. Os ensinamentos são gratuitos e ofertados pelo NAC (Núcleo de Artes Cênicas). O intuito é estimular processos de aprendizagem teatral, por meio da prática e da experimentação cênica. Os alunos da Rede Sesi e beneficiários da indústria (industriários e seus dependentes), mediante identificação, têm prioridade nas 55 vagas totais remanescentes disponíveis no curso, mas qualquer pessoa interessada pode se candidatar. As aulas acontecem no teatro e estão previstas para iniciarem em 5 e 20 de março, de acordo com as respectivas turmas.
 
Os cursos são ofertados em dois módulos: semestral — com carga horária de 32 horas, sendo uma aula por semana ao longo do semestre, para alunos com idade a partir de 9 anos que desejam experimentar a linguagem teatral — e anual, conhecido como Múltiplas Linguagens — voltado a jovens com mais de 18 anos conhecedores da linguagem que sejam apreciadores ou buscam se aperfeiçoar o estudo das artes cênicas, por meio do processo de montagem de espetáculo, com duas aulas por semana e duração total de 220 horas.
 
O módulo semestral para iniciantes está com 35 vagas abertas e é dividido em três turmas, sendo dos 9 aos 11 anos com aulas às quartas-feiras, das 13h30 às 15h30; dos 12 aos 15 anos, também às quartas-feiras, das 16h às 18h; 15 aos 17 anos, às terças-feiras, das 16h as 18h. Já o módulo anual, um aprofundamento da linguagem teatral, tem 20 oportunidades disponíveis para pessoas que já tenham conhecimento básico sobre teatro. As aulas, por sua vez, ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, além de ensaios extras agendados no decorrer do ano.
 
Para o curso destinado a pessoas com mais de 18 anos, os candidatos serão escolhidos por meio de um processo seletivo, baseado em uma seleção com prova de palco, leituras, apresentação, dinâmica teatral e conversa com os interessados, que será realizado em 6 de março. O resultado será divulgado no dia 16 do mesmo mês. Durante os ensinamentos, um tema do mundo das artes é estudado, definido em conjunto. Ao final do curso, os alunos poderão montar e apresentar um espetáculo teatral do projeto Cena Livre.
 
Segundo a orientadora de artes do Sesi, Fátima Cristina Monis, o teatro desenvolve habilidades e outras capacitações humanas. “É uma manifestação que sempre esteve presente na nossa vida, faz parte da história da humanidade. Qualquer atividade artística possibilita uma abertura dos horizontes, um olhar mais atento ao sensível, ao subjetivo, aos valores humanos que, muitas vezes, se perdem no dia a dia. Além dessas questões, os participantes acabam trabalhando sua comunicação, melhorando a expressão das suas ideias, favorecendo a ampliação do repertório cultural, o trabalho em grupo, o respeito às diferenças, a autonomia, a cidadania. O processo teatral é, também, a arte do encontro, consigo mesmo e com o outro, o diferente”, disse.
 
 
SERVIÇO — Inscrições abertas até 3 de março para Curso Livre de Iniciação teatral, na secretaria única do Sesi (avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial). Gratuito. Informações: (19) 3403-5928, 3403-5929 ou cacpiracicaba@sesisp.org.br.