Da cerimônia exclusiva ao uso do dia a dia

Coleção de vestidos de noiva é pensada na reutilização ao ser trasnformada em novos ‘modelitos’ que podem ser usados diariamente. (Foto: Thiago Trufe)

O sonho de se casar ainda é almejado por diversas mulheres que, além de planejarem todos os acontecimentos tem ainda o vestido, que é o que ganha mais destaque. Muitas chegam a provar e comprar o vestido até anos antes da data do casamento, que após a cerimônia e a festa é guardado e esquecido no armário.

Pensando nisso e preocupada com o meio ambiente, a estilista do Jardim Secreto Atelier, Patrícia Granha, criou uma nova coleção de vestidos de noiva, Prêt-à-Porter (Pronto para uso, em francês), em que após o grande dia, a noiva pode ter seu vestido repaginado e transformado em saias, tops ou, até mesmo um vestido curto despojado, ou com detalhes modernos, peças que serão usadas no dia a dia, no trabalho ou nos momentos de lazer.

A coleção apresenta dez modelos confeccionados com rigor técnico e acabamento da alta-costura. As peças foram inspiradas em um conjunto de vestidos de noiva sob medida. Todas são numeradas e tem tiragem limitada. “Desta forma, eu mantenho o tom de exclusividade, uma característica importante do meu ateliê”, informa a estilista.

Cada vestido tem o nome de uma noiva que marcou a loja. “Decidi fazer uma homenagem às noivas que já passaram por aqui; assim, cada um deles leva o nome da mulher que o adquiriu naquele determinado momento da história do atelier”, diz Patrícia.

Além do pensamento ecológico, reciclar o tecido é também uma forma de tirar do armário uma peça que, provavelmente, não será utilizada novamente por ser uma vestimenta específica.

A indústria da moda é um dos setores que mais afeta o meio ambiente devido ao alto descarte de tecidos, que normalmente demoram décadas para se decomporem, poluindo os rios por conta da tintura nos tecidos.

Devido o movimento fast fashion, a indústria passou a produzir mais de 1,2 bilhão de gases de efeito estufa a cada ano.

A ideia de refazer os vestidos em novas peças veio de hábitos já mudados da estilista. “Comecei inserindo hábitos sustentáveis dentro de casa e quis transpor isso para o meu ambiente de trabalho”, explica Patrícia. “Este projeto representa o mindset da minha vida, fazer mais com menos”, ressalta.

Larissa Anunciato
[email protected]