De onde viemos? A pergunta que não quer calar

A origem do Universo e da Vida, palestra  realizada hoje, ás 19h30,  com o  professor Marcos Eberlin . A pergunta presente desde os mais remotos tempos, a origem da vida e do universo encontra na ciência e na religião respostas antagônicas: Se por um lado boa parte das religiões atribui o crédito da criação de tudo o que há a um ser superior inteligente, por outro a grande maioria dos cientistas se apoia nas hipóteses propostas pelo naturalista inglês Charles Darwin em sua mais famosa obra “A origem das Espécies”. 

Nas escolas, e na vida, as duas versões são abordadas e exploradas em seus espaços distintos e inconciliáveis: o Ensino Religioso, de um lado, e as Ciências Naturais, de outro. E essa falta de diálogo é motivada em parte pelo ressentimento histórico causado pelo controle que a Igreja impôs à ciência durante boa parte da era cristã, até o final da Idade Média.

Porém, como consequência do surgimento de estudos em torno da Física Quântica, evidenciados de forma mais acentuada a partir das obras dos célebres físicos Max Planck (1858-1947) e Albert Einstein (1879–1955), abriu-se espaço para uma cosmovisão contemporânea, que entre diversas outras novidades viu o nascimento de uma nova hipótese que tenta conciliar, ao menos em parte, as ideias de criação planejada e evolução: trata-se da popularmente chamada “Teoria do Design Inteligente”.

Informações: Hoje, às 19h30, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano, Rua Boa Morte, 1225. Entrada 1 kg de alimento não perecível