Defesa Civil Estadual realiza 6ª “Oficina Preparatória para Operação Estiagem” em Piracicaba

Treinamento é importante para enfrentar período de estiagem na cidade (Foto: Claudinho Coradini/JP) Treinamento é importante para enfrentar período de estiagem na cidade (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou ontem, a 6ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem, no Engenho Central, em Piracicaba. O objetivo foi unir esforços e ações conjuntas dos municípios para o período mais seco do ano, que fica entre os meses de junho até o final de setembro, período em que aumentam os casos de queimadas. Somente em Piracicaba, por exemplo, os bombeiros chegaram a atender 15 casos no mesmo dia.

O evento foi promovido em parceria com o Corpo de Bombeiros, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), IG (Instituto Geológico), Somar Meteorologia, Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Polícia Ambiental. As Opoe (Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem) aconteceram em todo o Estado de São Paulo.

A capitã da Polícia Militar Aline Betania de Carvalho e diretora de preparação da Defesa Civil do Estado disse que a ação realizada em Piracicaba foi positiva. “O treinamento foi muito importante para enfrentarmos o período de estiagem. No caso dos municípios gestores, como Piracicaba, ao término das ações deverão receber um kit de estiagem, composta por bombas costais, abafadores e alguns equipamentos de proteção individual e outros itens mínimos necessários para o desenvolvimento das atividades”, comentou Betania.

De acordo com a Defesa Civil, durante o treinamento foram abordados temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, critérios do Programa Município Verde Azul.

Entre os municípios que participaram do evento estão Águas de São Pedro, São Pedro, Rio Claro, Elias Fausto, Itapira, Pirassununga.

Cristiani Azanha