Defesa Civil faz oficina que aborda preparação para período de chuvas

preparação Estragos causados pela chuva na cidade: preparação. ( Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Câmara de Vereadores de Piracicaba vai receber hoje e amanhã, das 8h às 17h, a terceira oficina preparatória para a Operação Chuvas de Verão, ministrada pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo a 35 dos 90 municípios da região de Campinas. O evento, que será no Salão Nobre Helly de Campos Melges, tem como objetivo reduzir danos materiais e preservar vidas. O responsável pela oficina será Alberto Luís, capitão da PM (Polícia Militar) e diretor da Divisão de Prevenção e Preparação da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O militar vai falar sobre o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. Em 2018 serão realizados oito treinamentos, nas regiões de Registro, Campinas, Santos, São José dos Campos e Litoral Norte, Metropolitana, Sorocaba e Itapeva de São Paulo.

A oficina é realizada nos meses que antecedem a temporada de chuvas. Os treinamentos têm como objetivo capacitar e especializar os agentes municipais, levando conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de deslizamento de terra e inundações. Segundo a assessoria de imprensa do órgão estadual, a Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil ocorre todos os anos, entre 1º de dezembro e 31 de março.

Os temas a serem abordados são Legislação Básica aplicada à Proteção e Defesa Civil; Geologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Registro de Comunicação Preliminar de Ocorrência no Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil); Procedimentos de Assistência Humanitária; Situação de Anormalidade; Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil; Valores Acumulados de Chuva; Informações Meteorológicas; Vistoria de Campo e Exercícios Práticos; serão abordados na oficina.

(Beto Silva)