Deficiência física é tema de exposição fotográfica instalada na Unimep

exposição Iniciativa começou em junho de 2017. (Foto: Cacá Dominiquini)

Como parte do 3º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior promovido pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, a galeria da instituição de ensino sedia até sexta-feira a exposição fotográfica Projeto Inspiração, da fotógrafa Cacá Dominiquini. A iniciativa integra a programação do Setembro Verde, mês da inclusão da pessoa com deficiência, e da Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência. A visitação tem entrada gratuita.

A exposição é composta por 42 fotos que retratam 21 mulheres com deficiência física decorrente de alguma situação. O Projeto Inspiração, conforme Cacá, foi iniciado em junho de 2017, quando a profissional decidiu desenvolver um novo trabalho autoral. “Eu pensei nesse projeto para se diferenciar um pouco de tudo que já tinha feito. Um dia, me deu um estalo e pensei em registrar imagens de mulheres que se tornaram deficientes por algum acidente, para que a autoestima delas fosse resgatada”, disse Cacá, acrescentando explicação sobre o nome do projeto. “Imagina uma pessoa que, de repente, em sua vida ocorre um acidente e ela perde algum membro. Como a pessoa vai se sentir após isso? Algumas pessoas lidam com a situação melhor que outras e é por isso que escolhi esse tema, para que as pessoas se inspirem ao ver a imagem dessas lindas mulheres. A deficiência não deve limitar a pessoa, o que as limitam são seus pensamentos”, afirmou a fotógrafa.

Ela contou que no início do projeto colocou em grupos de mídias sociais sobre a atividade e diversas mulheres entraram em contato com ela para fazer parte da iniciativa. “Fiquei muito feliz. Retrato nas fotos imagens de nadadoras, dançarinas e corredoras que trazem ao público a possibilidade de entender como venceram na vida. Meu intuito é percorrer o país todo para registrar a história de muitas mulheres que passam ou passaram por isso”, disse. E complementou. “Espero que as pessoas possam visitar a mostra com um coração aberto para conseguir notar a beleza por trás de tanta luta”, concluiu.

FÓRUM — No site da Unimep (unimep.edu.br) é possível ver a programação completa do 3º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior. As atividades que ocorrem na cidade durante a Semana da Luta pela Inclusão Social da Pessoa com deficiência pode ser acompanhadas no site piracicaba.sp.gov.br.

SERVIÇO — Exposição fotográfica Projeto Inspiração, na Unimep Taquaral (Rodovia do Açúcar, Km 157). Visitação: até dia 21, de segunda a sexta, das 8h às 22h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1592.

(Ana Caroline Lopes)