Deficientes visuais testam piso tátil na praça José Bonifácio

Na manhã de ontem, o vereador André Bandeira (PSDB) levou as deficientes visuais Jandira Gomes e Natalícia Silva para testar o piso tátil direcional da praça José Bonifácio. A visita foi acompanhada pelo professor de orientação e mobilidade da Avistar (Associação de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba), Eduardo Azzini.

A obra, realizada pela Sedema (Secretária de Defesa do Meio Ambiente), tem início no ponto de ônibus da rua Quinze de Novembro e segue em direção ao Poupatempo. Além disso, está prevista a instalação de quatro faixas elevadas.

O professor Eduardo Azzini explicou que a Avistar treina os deficientes para andarem nesse piso e também a identificá-los. Jandira diz estar acostumada a andar na praça, porém, ela garante que a
sensação de segurança é muito maior com o novo equipamento. Natalícia disse ter sentido um pouco de dificuldade na caminhada, pois sempre anda acompanhada do filho, porém aprovou a mudança.

O vereador André Bandeira relatou que a vistoria já havia sido realizada com a equipe da Avistar. “É o que eles vivem no dia a dia e isso precisa ser feito da forma correta para que essas pessoas possam se deslocar. É ótimo oferecer essa mobilidade”, disse.

Da Redação