Delegado dá dicas para evitar roubo ou furto de celular

Fábio Rizzo de Toledo é delegado do 4º e 5º Distrito (Foto: Divulgação) Fábio Rizzo de Toledo é delegado do 4º e 5º Distrito (Foto: Divulgação)

Piracicaba registra oito casos de furtos e roubos por dia, segundo estatística divulgada em janeiro de 2019, pela SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública). Segundo o delegado Fábio Rizzo de Toledo, que responde pelos 4º e 5º Distrito Policial de Piracicaba, do total dos casos registrados, a maioria são de aparelhos celulares, em crimes praticados pelos chamados “oportunistas”, que se aproveitam de determinadas situações para cometer o furto ou roubo do celular.

Pensando nisso, o delegado passou dicas para evitar a ser mais um número na estatística e ficar sem o aparelho, que cada vez mais deixa de ser apenas um telefone, mas agenda, redes sociais, entre outros.

De acordo com o delegado, uma das dicas é anotar o número do IMEI do aparelho em um local seguro logo após a compra do aparelho. “É como se fosse o ‘chassi’ do aparelho. Esse número vem gravado no compartimento da bateria, na caixa do aparelho ou na nota fiscal. Caso tenha seu aparelho furtado, roubado ou extraviado, esse número vai ser importante para bloquear o uso do seu aparelho”, disse Toledo.

Outra dica é nunca transportar o aparelho no banco traseiro. Isso facilita a ação de criminosos que pretendem furtá-lo. “Em locais de grandes aglomerações, evite o uso do aparelho. Se houver a necessidade de usá-lo, procure um local mais tranquilo e com menos pessoas para o uso. Isso porque se usar o aparelho próximo a muitas pessoas, despertará atenção, principalmente se for um aparelho caro”, completou.

O delegado ainda alerta em nunca comprar um aparelho de origem duvidosa. “Exija a caixa, nota fiscal e veja a procedência da pessoa que está adquirindo. Se comprar um aparelho furtado, roubado, ou extraviado, você poderá praticar o crime de receptação”, advertiu Toledo.

Caso não tenha em mãos o número do IMEI, a consulta pode ser feita diretamente no aparelho. Basta digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

Cristiani Azanha