Dermatologista dá dicas de cuidados para a pele nos dias frios

saúde Limpeza do rosto deve ser feita com delicadeza, evitando uso excessivo de esfoliantes, conforme especialista. (Freepik)

A  mudança do clima é um período de grande preocupação com os resfriados e gripes. Mas e a pele? Como cuidar? Quando surgem alterações na temperatura e na umidade do ar, a pele é afetada e pode ficar mais seca, principalmente na área do rosto e das mãos. A dermatologista Fernanda Seabra, da Aliança Instituto de Oncologia, passou diversas dicas para manter a pele com saúde nos dias mais frios.

Para começar a rotina de cuidados, o protetor solar deve ser um aliado diário. “Além de proteger a nossa pele dos efeitos adversos dos raios ultravioletas, principalmente o câncer de pele, o protetor solar age também contra o ressecamento. Fórmulas com ingredientes hidratantes e FPS ajudam na hidratação cutânea, seu uso deve ser feito a cada três horas, mesmo em dias nublados”, ressaltou.

Ela explicou que a pele seca, ainda mais que a oleosa, precisa de cuidados constantes. “A pele seca é sensível, áspera, menos elástica e sofre com mais facilidade irritações externas, como o clima. Para restaurar o equilíbrio da hidratação, a pele seca precisa de cuidados certos, com cremes faciais, óleos vegetais e substâncias que contenham afinidade com a água. Elas ajudam a barreira cutânea, preservam a umidade e o viço da pele”, comentou Fernanda.

A dermatologista acrescentou, ainda, que o envelhecimento também está entre as causas da pele seca. “À medida que envelhecemos, nossas glândulas trabalham em um ritmo mais lento, deixando a nossa pele com menor quantidade de óleo e umidade, facilitando o aparecimento de rugas. Desse modo, quanto mais velhos ficamos, mais seca é a nossa pele”, disse.

Confira dicas da dermatologista para manter a pele hidratada:

1 — Evite tomar banhos prolongados e com água muito quente. A temperatura não deve estar acima de 38ºC;

2 — Evite usar produtos como tônicos e sabonetes que contenham álcool. Eles dissolvem os óleos naturais da pele;

3 — A limpeza do rosto deve ser feita com delicadeza! Evite o uso excessivo de esfoliantes. Eles podem ser agressivos e ressecar a pele ainda mais. Não use bucha na limpeza;

4 — Evite exposição excessiva ao sol;

5 — Tenha uma dieta equilibrada, se hidrate adequadamente: beba água! Durma cedo: sono é um elemento importante na saúde da pele;

6 — A água é um elemento essencial para se ter uma pele hidratada. Sempre lave o rosto antes de usar o hidratante e aplique-o com a pele ainda úmida. Isso ajuda a absorver mais a água;

7 — Utilize loções de limpeza hidratantes e aplique creme hidratante após a limpeza. Massageie o creme na sua pele, isso estimulará a produção de óleos naturais.

 

(Da Redação)