Desfile Inclusivo é sucesso pelo 9º ano consecutivo

desfile (Foto: Divulgação)

Evento, no Shopping Piracicaba, contou com a presença de cerca de 600 pessoas

Emoção, alegria e muitos aplausos marcaram o 9º Desfile Inclusivo, realizado na noite da última sexta-feira (31) na praça principal de eventos do Shopping Piracicaba. O público, estimado em 600 pessoas, parou as compras para prestigiar as apresentações de 30 modelos, todos com algum tipo de deficiência.

Nos bastidores, era possível perceber a empolgação dos modelos, sobretudo nas crianças e nos jovens, que esperavam ansiosos enquanto se maquiavam e trocavam de roupa. Abrindo o evento, o vereador André Bandeira (PSDB) enfatizou sobre a importância do desfile e da participação da sociedade. Seu objetivo era tocar o público e “fazê-los sair de lá diferentes de como entraram”.

André Bandeira, à frente da iniciativa junto com o projeto “Superação”, apresentou o desfile, com a ajuda de Ana Paula de Oliveira Zingaro, intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Um por um, os 30 modelos ––com idade entre 8 meses e 59 anos–– foram chamados por André Bandeira para entrar na passarela. Além do caráter inclusivo, o evento também teve o intuito de mostrar a nova coleção primavera/verão das lojas parceiras.

Houve também a apresentação de um grupo de ginastas de 11 a 17 anos, que impressionou o público com o espetáculo de dança “Macavity”, das coreógrafas Cibele Saconi e Nayadi Gabrieli, da academia Corpo Livre.

Diferentemente dos oito anos anteriores, nesta edição apenas modelos que nunca haviam desfilado participaram do evento. Com apenas 8 meses, a pequena Lorena Dias Favoretto, com síndrome de Down, fazia seu primeiro desfile, carregada por sua mãe.

Bianca Ferreira Moraes tem a perna amputada e também desfilou no evento. Ela conta que adorou participar e vencer a timidez: “Foi uma experiência única e sensacional. Vi muitas histórias de superação e muito amor envolvido, tanto das famílias quanto das pessoas que foram nos prestigiar”.

Para André Bandeira, o desfile foi um “grande sucesso mais uma vez”. “Para mim, é um enorme privilégio poder realizar esse evento de forma totalmente voluntária. Agradecemos a todos os apoiadores e patrocinadores que tornaram possível o evento. Vivo na pele a questão da deficiência e é fundamental somarmos forças pela inclusão”, disse o vereador.

( Da Redação)