Todas as semanas compartilho com vocês a experiência que acumulei em mais de 20 anos atuando no comércio varejista. São orientações e histórias que vivi e conheci. Lembretes de atitudes que são simples, mas que no dia a dia da profissão podem se perder. Hoje vamos sintetizar essas dicas que, se você mantiver em sua mente e praticar diariamente, lhe proporcionarão um ganho enorme nos seus resultados em vendas:

1 – Receba o cliente em sua loja com sorriso largo e alegria contagiante. Descarte sinalizadores de atendimento, como sensores sonoros para avisar sobre a entrada de pessoas no estabelecimento. Esteja atento e seja caloroso, entusiasmado e totalmente presente, de corpo, mente e alma, na recepção. Isso influencia sobremaneira na hora de fechar a venda!

2 – Nunca subestime um cliente. Não ache que ele já “está no papo” ou que “não vai comprar nada”. Cada um tem sua especificidade de compra e o consumidor poderá sempre surpreender você. Trate todos os clientes com dedicação e atenção.

3 – Mantenha o foco no seu cliente. Não se distraia. Não deixe que acontecimentos alheios prejudiquem o momento mágico da sua venda.

4 – Faça o cliente amar o que você vende. A paixão que você demonstra pelo seu produto ou serviço é o que importa e também faz o cliente se apaixonar. Nunca se esqueça que cliente apaixonado é fiel.

5 – Conheça a fundo seus produtos e seu mercado. Só se fala com propriedade sobre aquilo que conhece. Lembre-se que ninguém atinge o cliente sem tocar o humano dele. Chegue ao coração do consumidor para vender mais e fidelizá-lo.

6 – Conte sempre sua melhor história de vendas e encante o cliente. Criatividade e clichês estão aí para serem usados. Atente-se para saber em quais momentos são propícios.

7 – Tenha paciência e seja persistente. A ansiedade mata a venda, mas a calma pode salvá-la. Deixe o pessimismo de lado. Jamais desista no primeiro “não” ouvido do cliente.

8 – Supere o medo da rejeição e fracasso. Mantenha sua autoestima em alta. É ela que determina sua venda e, consequentemente, a sua renda.

9 – Chame a atenção para você! Deixe em destaque a sua melhor oferta. Mostre ao cliente a vantagem que é comprar com você. Quem se esconde não vende! Aproveito para contar mais uma historinha.

Fui chamado para fazer uma palestra em São Paulo e o empresário que me contratou mandou que me buscassem de helicóptero no aeroporto de Piracicaba. O piloto seguiu a rota da Via Anhanguera, que é a indicada para esse tipo de aeronave. No caminho, passamos por cima de um enorme depósito de uma grande e conhecida rede de varejo, que fica às margens da rodovia. No telhado havia o nome da empresa escrito em letras imensas. Na hora, pensei: para quem eles fazem essa propaganda? Ora, é óbvio que para quem passasse por ali de helicóptero ou avião!

É essa a lição: empresário bom anuncia até para quem “está” no céu! Não perca oportunidades de chegar à mente e ao coração dos consumidores.

10 – Ofereça gratificação constante ao seu cliente e faça o pós-venda. Um mimo, um agrado, um brinde inesperado podem fazer a diferença neste mercado tão concorrido. Depois da compra, deixe claro que está disponível para o que for preciso.

Essa relação de atitudes é o que eu chamo em minhas palestras de “Dez dicas matadoras do André Zem para nunca mais perder uma venda, em hipótese nenhuma”. Meu conselho: memorize e pratique-as. Comece todos os dias dizendo para si mesmo “Eu nunca perco uma venda, em hipótese nenhuma”. Acredite! Suas vendas vão se multiplicar em bem pouco tempo.

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