Dia C é prestigiado por cerca de 300 moradores do Bosques

Mascote “Nhô Quim” animou os moradores do bairro. (foto: Divulgação)

O Dia C, conhecido também como Dia do Cooperar, uniu cerca de 300 pessoas no Centro Comunitário do Bosques do Lenheiro. Durante a manhã, foram realizadas ações incentivando o voluntariado através das cooperativas. A organização foi da Coop Cooperativa de Consumo, Coplacana, Escola Coopep, Sicoob Cocre, Sicoob Credsaúde, Sicredi, Unimed e Uniodonto.

Foram realizadas ações gratuitas aos moradores do bairro, envolvendo corte de cabelo, aulas de artesanato, palestras sobre educação financeiro e a doação de 200 mudas de plantas nativas e hortaliças. As cooperativas ainda levaram avaliações de saúde como aferir pressão, medição de índice de gordura e orientação sobre o câncer de boca.

O poder público, por meio da Selam (Esportes), marcou presença com piscina de bolinhas e pula-pula. Foram realizadas intervenções artísticas por voluntários da Unimed e também de uma trupe circense através do Sescoop/SP.

O evento contou com a presença do Secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Mentem, que elogiou o trabalho relativo à doação de mudas nativas e o incentivo na preocupação com o ambiente. Cláudio Zambello, presidente da Uniodonto, abriu a solenidade comentando sobre a intercooperação, a ação das cooperativas unidas que desde 2012 proporcionam uma atenção especial às comunidades piracicabanas. Representando a Unimed, o médico Ary Pedro Júnior salientou sobre a importância da saúde, do condicionamento físico e da atenção à alimentação na busca de uma melhor qualidade de vida.

Comemoração

Hoje, 11 de julho, as cooperativas locais comemoram o Dia Municipal do Cooperativismo, em alusão ao dia internacional lembrado no último sábado. Oito cooperativas recebem o título de Mérito Legislativo e, por sua vez, homenagearão profissionais que se dedicaram em prol do cooperativismo. A iniciativa é do vereador André Bandeira. A solenidade ocorre no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores, às 19h30.

Da Redação