“Dia D” ganha adesão de hospitais e da iniciativa privada

Equipes da Atenção Básica, hospitais, universidades e empresas, farão ações conjuntas à população. (foto: divulgação)

A Secretaria de Saúde de Piracicaba vai liderar uma mobilização no próximo sábado (31), das 8h às 16 horas, como atividade de encerramento do mês de aniversário dos 252 anos da cidade.

Trata-se do “Dia D da Saúde”, quando equipes do Departamento de Atenção Básica, hospitais, núcleos de especialidades médicas, instituições de ensino e empresas, em ações conjuntas, oferecerão serviços gratuitos de saúde à população, como consultas, exames, atividades de orientação e prevenção etc.

Com o intuito de envolver toda a cidade, serão montadas tendas em pontos estratégicos (praças José Bonifácio, Takaki, Parque da Rua do Porto e na praça ao lado do Terminal Vila Sônia), onde alunos, professores e profissionais de saúde da rede pública e privada estarão nesses locais para aferir pressão, realizar teste glicêmico, teste de hepatites, orientar sobre saúde bucal e nutricional, falar sobre descarte consciente de medicamentos, além de oferecer informações de prevenção à dengue, zika e chikungunya.

Já confirmaram presença alunos e professores dos cursos de saúde da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Universidade Anhembi Morumbi, Esalp Escola de Saúde, Etec Fernando Febiliano da Costa, Santa Casa, HFC, Unimed, O2 Centro Hiperbárico, profissionais da Farmácia Drogal, Droga Raya, Uniodonto, Acipi, Igreja Adventista, além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da rede pública de saúde (DVE, DAF, Cedic, CCZ, Saúde Bucal, Policlínica, Centro de Especialidades Médicas, CDI, CEO, Cadme e Centrus).

Várias empresas também doaram cadeiras de roda, andadores e muletas aos usuários do SUS que aguardam esses equipamentos, cuja entrega depende ainda de análise técnica para destinação adequada àqueles que mais precisam; outras doarão fraldas infantis e geriátricas e produtos de higiene.

O Hospital de Olhos Piracicaba, que realiza mutirões assistenciais a pacientes da rede pública, por meio do “Projeto Olhar Sempre”, vai, no dia do evento, avaliar os pacientes do SUS para cirurgia de catarata. Serão atendidos 130 pacientes no Postão (atrás do Mercado Municipal. Outros serviços disponíveis podem ser consultados no site www.piracicaba.sp.gov.br.

Da Redação