Dia da pizza!

Instituída em 1985, a data marca celebração à iguaria; aprenda a preparar uma boa pizza em casa. (foto: Amanda Vieira)

Amanhã é comemorado o Dia da Pizza. A data foi instituída em 1985 por conta de um concurso estadual de São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. O então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, se empolgou tanto com a competição que acabou escolhendo o dia de seu encerramento, 10 de julho, para celebrar a iguaria.

A história da pizza tem início há seis mil anos, com os egípcios, já que especula-se que esse povo foi o primeiro a misturar a farinha com água. Os gregos também são pioneiros na receita, pois faziam alguns tipos de massas e as assavam em tijolos quentes, mas foi na Itália que essa delícia se popularizou e espalhou-se pelo mundo.

A massa era um alimento para os pobres no sul da Itália e em Nápoles os moradores passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à refeição. A novidade foi muito apreciada na corte napolitana no século 16 e, então, a pizza se espalhou pelo mundo.

Séculos depois, a pizza continua sendo inovada, seja em recheios, tipos ou formatos. De acordo com André Nozella Storel, proprietário da Babbo Pizzaria, os clientes continuam a buscar novos sabores e ingredientes. Uma das novidades do restaurante, em etapa de testes antes de ser disponibilizada no cardápio, é a pizza low-carb, com baixa concentração de carboidratos para quem não quer abrir mão da dieta. “Além da utilização de bons ingredientes, procuramos acertar na harmonização deles, para o cliente coma e perceba que ali existe uma combinação inovadora e gostosa”, afirma.

Para Storel, o segredo de uma boa pizza está na massa, que deve ser leve e feita com ingredientes selecionados. Se você quer mesmo é colocar a mão na massa, literalmente, para comemorar o Dia da Pizza, André revela uma das receitas de sua pizzaria.

PIZZA DE ABOBRINHA

Ingredientes

1) Massa:

*1/2 xícara de água mineral morna;

*2 colheres de chá de fermento biológico seco;

*2 xícaras de farinha de trigo (utilizará um pouco mais para sovar a massa);

*1 colher de chá de sal;

*1 colher de café de açúcar;

*3 colheres de sopa de azeite de oliva.

2) Recheio:

*1/2 xícara de chá de molho de tomate italiano fresco;

*100g de mussarela de búfala fatiada;

*3 abobrinhas italianas (médias) cortadas em rodelas bem finas;

*1 xícara de chá de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e misture bem para dissolver. Reserve até que a mistura espume. Enquanto isso, misture a farinha, o sal e o azeite.

Quando a mistura de fermento estiver espumando, junte à farinha e sove tudo até que se forme uma massa lisa e homogênea. Deixe descansando por uma hora para que a receita cresça e dobre de volume.

Preaqueça o forno a 250ºC e unte uma assadeira com azeite. Estique a massa e a espalhe bem pela assadeira. Coloque o molho de tomate e leve ao forno por cerca de 10 minutos.

Retire do forno e cubra com as abobrinhas, a mussarela e o queijo parmesão. Asse por mais 10 minutos ou até que o queijo derreta. Agora é só aproveitar o Dia da Pizza!

Mariana Requena
[email protected]