Dia do Desafio agita a população em vários pontos da cidade

A 25ª edição do Dia do Desafio agitou a cidade de Piracicaba. Ontem, para comemorar a data e incentivar o esporte e o bem-estar, diversos eventos pelo município levaram diversas pessoas a tirarem um tempo do seu dia para participar da “festa”.

A Praça José Bonifácio e o Sesc Piracicaba, por exemplo, foram os principais pontos de atividades do dia, que começaram às 7h, com a chegada do Tiro de Guerra (caminhada saindo TG-02/028) que fez a abertura oficial do evento. A programação seguiu até por volta das 11h com caminhada, yoga e macroginástica na praça. Além da praça, espaços públicos como o da Sema (Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento), pistas de skates dos bairros e a rodoviária também contribuíram para a grande adesão ao evento.

O Sesc Piracicaba esteve de portas abertas para a população. Cintya Girio, coordenadora de esportes da unidade local, falou sobre a importância desta e de outras datas que incentivam o esporte. “O Sesc sempre incentiva a participação das pessoas e que elas continuem praticando alguma atividade física esportiva. Além do Dia do Desafio, o Sesc faz campanhas como a Semana Móvel e o Sesc Verão com esse intuito, de tentar diminuir a porcentagem de pessoas sedentárias”, disse Cintya.

A coordenadora lembrou que, nestas datas, as pessoas “vem motivadas aos Sesc, querendo participar de atividades que nunca fizeram e é esse o nosso intuito, de tentar trazer coisas que elas não fizeram para achar uma prática que seja motivante para ela durante o resto do ano. O Dia do Desafio é sempre uma festa”, comentou.

Na edição de 2019, Piracicaba competiu com a cidade de Aracaju, no Sergipe, porém para Cintya, o que realmente importa é a saúde. “Neste evento, a competição entre essas cidades são em três anos (2018, 2019 e 2020) e além desta competição, essa duas participam de um ranking entre as cidades da mesma categoria. Aracaju e Piracicaba, pelo número de pessoas, estão em 15ª na categoria e isso é bom. Além da competição, as duas estão se ajudando para ficar em uma boa posição no ranking e além disso, as pessoas podem se interessar em conhecer outras cidades, contribuindo com a cultura do cidadão”, detalha.

Sesc Piracicaba foi um dos principais pontos para atividades físicas

Os amigos Gabriel de Lima e Gabriel dos Santos participaram do Dia do Desafio no Sesc. Para eles, o evento é imperdível. “Para mim é emocionante, já que sempre tento comparecer e quase nunca perco o Dia do Desafio, sempre tento comparecer. Hoje, por exemplo, pedi para o meu chefe para sair mais cedo”, disse Lima. “Não é a minha primeira vez também, costumo vir sempre que tem, não apenas no Sesc, mas em outros lugares também. É importante participar ativamente destas atividades”, comentou dos Santos.

A Santa Casa de Piracicaba também realizou atividades ao longo do dia, entre elas o Lian Gong e ginástica laboral, esta última em quase todos os departamentos, movimentando centenas de pessoas.

As atividades do Dia do Desafio se encerraram às 21 horas de ontem. O resultado oficial do evento deve acontecer ao longo desta quinta-feira.

Além de yoga, Praça José Bonifácio teve aula de ginástica

Mauro Adamoli

(Fotos: Amanda Vieira/JP)