Dia Mundial doTeatro é celebrado em encontro no Sesi

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, que é hoje e instituído em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro, o Sesi realiza nesta terça-feira, a partir das 19h, o evento denominado Ensaio número 1: O encontro, que consiste na apresentação de esquetes — por grupos e escolas de teatros, artistas individuais e representantes de espaços culturais do município, convidados pela organização da reunião —, e discussão sobre a arte cênica. O evento é aberto ao público e quem desejar encenar algo deve fazer inscrição pelo e-mail cacpiracicaba@sesisp.org.br, informando a cena e as necessidades técnicas para tal.
 
 
De acordo com a orientadora de artes cênicas do Sesi, Fátima Cristina Monis, esta é a primeira ação comemorativa de muitas iniciativas voltadas às artes cênicas a serem realizadas ao longo do ano em diferentes locais de Piracicaba. “Sabemos que, neste primeiro encontro, alguns artistas envolvidos na Paixão de Cristo de Piracicaba e da região não poderão comparecer e também porque percebemos que existe o desejo de fazer outras reuniões. Então, a ideia, primeiramente, é fazer o primeiro no Sesi e, depois, outros nos diversos espaços culturais da cidade”, explicou.
 
 
Foram convidados a participar do encontro os grupos Andaime, Cochicho na Coxia, Associação Cultural e Teatral Guarantã, Cia. D’Vergente, Ceta (Cia. Estável de Teatro Amador de Piracicaba), Cia. Vida em Ação, Coletivo Peneiras, Senac, Sesc, Floreia Teatro Espaço de Arte, Por Volta de Logo Depois e Cia. Pimenta.
 
 
O tema das exibições, segundo Fátima, é livre. Podem ser apresentadas cenas e performances de teatro, dança, circo, entre outras. “Se algum outro artista de outra linguagem quiser participar e apresentar sua proposta, será bem-vindo. Não fechamos um tema específico. Cada artista pode vir com o assunto que esteja pesquisando no momento”, disse, acrescentando que para apresentar a cena ou atividade deve ter no máximo dez minutos e, caso tenha música, o participante precisa levar pen drive ou o link da canção e uma pessoa que conheça a cena para “soltar” a música no momento certo. Cada um deve comparecer ao Sesi com o próprio figurino e outros elementos de cena.
 
 
SERVIÇO — Ensaio número 1: O encontro. Hoje, às 19h, no Sesi (avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial). Inscrições até o horário do evento pelo e-mail cacpiracicaba@sesisp.org.br. Informações: (19) 3403-5900.