Diretório Acadêmico da UniRio marca ato em frente ao TRE-RJ

Diretório Acadêmico da UniRio marca ato em frente ao TRE-RJ
Fonte: Agência Brasil

Uma manifestação foi marcada para as 16h de hoje (26) em frente ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), em repúdio às ações do Tribunal de retirada de bandeira com frase antifacista da fachada da Universidade Federal Fluminense (UFF). A convocação, pelas redes sociais, é do Diretório Acadêmico Afonso Arinos, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

No texto que convida para o evento, o diretório diz que universidades em todo o Brasil “estão sendo alvo de um ataque covarde por parte da Justiça Eleitoral”. Os estudantes universitários também informam que o ato é em defesa da democracia e da liberdade de expressão.

Na quarta-feira (24), os estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) fizeram uma manifestação contra a ação de fiscais do TRE-RJ, que estiveram na universidade na terça-feira (23) para a retirada da fachada do prédio de bandeira com a frase “Direito UFF Antifascista”.

A ação foi fundamentada em uma decisão da juíza Maria Aparecida da Costa Barros, que argumentou que a faixa seria uma propaganda negativa contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). A decisão inclui o relato de fiscais do TRE-RJ de que adesivos, cartazes e faixas encontrados no centro acadêmico do campus “associam o candidato Jair Bolsonaro ao fascismo e ao ódio”.

“A distopia simulada nas propagandas negativas contra o candidato Jair Bolsonaro, encontradas dentro da Faculdade de Direito da UFF, permite o reconhecimento do caráter político-eleitoral dos dizeres constantes da faixa em questão”, disse a juíza na autorização da ação.

Fiscais do TRE-RJ também estiveram na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e retiraram uma faixa em que estava escrito “Ele Não”, do Diretório Central Estudantil.

Pelo Facebook, cinco mil pessoas confirmaram presença na manifestação.

Diretório Acadêmico da UniRio marca ato em frente ao TRE-RJ