Discussão sobre leitura e escrita no Sesc Piracicaba

livro Sexto encontro traz o tema “Mulheres que Leem São Perigosas”. ( Foto: Amanda Vieira/JP)

Mais um Encontro com a Literatura “Mulheres que Leem São Perigosas” será realizado hoje, às 19h, no Sesc. Este é o sexto encontro realizado pela professora Josiane Maria de Souza, que tem como objetivo apresentar e discutir a importância da leitura e escrita para a sociedade, através de educadores, historiadores, artistas e demais interessados que debatem textos literários de autoras nacionais e estrangeiras. A entrada é gratuita.

De acordo com Josiane, hoje, o encontro será sobre a poeta portuguesa Florbela Espanca, além da leitura de alguns poemas e, também, sobre o conto O Aviador. “Será discutida a construção de duas imagens sobre a obra de autora: a primeira imagem elaborada durante a vida de Florbela, a de que ela era um mulher imoral e que afrontava os costumes da época. A segunda imagem construída após a sua morte de que ela era uma poeta romântica. Na verdade as duas imagens não condizem com a obra de Florbela que tinha uma escrita bem elaborada e uma temática erótica e racional”, ressaltou a professora.

A obra e a autora escolhida, segundo ela, foi escolhido devido sua importância. “A poeta Florbela é um dos grandes nomes do modernismo português, embora, tenha escrito apenas sonetos que são de forma tradicional. Ela escreveu na primeira metade do século XX e enfrentou muito preconceito por ser mulher e não aceitar o papel de dona de casa que a sociedade queria impor”, contou.

CURRÍCULO — Josiane Maria de Souza possui graduação em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, mestrado em Teoria Literária pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas e foi professora da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Atuou com crítica literária, educação, linguagem cinematográfica, leitura e formação de professores.

SERVIÇO — Encontros com a Literatura. Hoje, às 19h, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Classificação: livre. Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

(Ana Caroline Lopes)