Divina sobremesa

bolo (Fotos: Amanda Vieira /JP)

Na terça-feira (9), é comemorado o Dia Nacional da Sobremesa, caracterizada como complemento das refeições. Na língua portuguesa, ‘sobremesa’ decorre da construção morfológica de sobre + mesa, portanto, sobremesa é aquilo que vem depois da mesa, ou seja, aquilo que sucede a refeição principal. Tradicionalmente as receitas qualificadas como sobremesa costumam ser preparadas com açúcar e são geralmente servidas após a refeição salgada, variando de acordo com a culinária, com os usos e os costumes de cada região.

 

Para celebrar a data, o JP visitou alguns estabelecimentos gastronômicos em Piracicaba que oferecem quitutes que agradam os mais refinados paladares. A sorveteria Ice By Nice, têm em seu cardápio inúmeras opções de sobremesa. Entre elas, destacam-se a Nice Gateau e a Nice Churros, preparadas com frutas e ingredientes especiais. “O Nice Gateau, servido em uma taça, é composto por petit gateau, chocolate ao leite, nutella e picolé da escolha do cliente. Na cobertura, um banho de chocolate meio amargo e morangos”, explicou a funcionária Eva Luciana dos Santos, responsável por combinar os ingredientes. De acordo com ela, a taça é a mais pedida entre os clientes da sorveteria. Outra opção de sobremesa é a Nice Churros, composta por sorvete de macadâmia, ou outro da escolha do cliente, calda de caramelo, chantilly, mini churros e doce de leite. A sorveteria também oferece opções de sorvete 0% de açúcar e massa sem glúten e leite.

Para quem prefere sobremesas menos calóricas, a cafeteria Café com Mé, por exemplo, teve, desde a sua inauguração, há dois anos, a iniciativa de disponibilizar um cardápio fit e vegano. “Nós escolhemos esses tipos de alimentos para atender um outro nicho de mercado. Nossa maior preocupação era achar fornecedores de doces saudáveis que disponibilizassem o mesmo aspecto de um doce tradicional, já que a maioria das pessoas sempre comem em primeiro lugar com os olhos. Com a Lu (confeiteira), nós conseguimos unir as duas coisas: beleza e qualidade no sabor”, ressaltou o proprietário, Enivaldo Balestero Assalim.

Os doces mais queridos e preferidos pelos clientes da cafeteria são: o bolo trufado de cacau e amendoim, de creme de baunilha com morangos, o cheesecake e o fudge. “O bolo de cacau e pasta de amendoim é adoçado com açúcar demerara e feito com leite de amêndoas, então para quem tem algum tipo de alergia ou sensibilidade pode consumir tranquilamente. É uma trufa feita com cacau e amendoim, que também vai no recheio do bolo. Em cima dele vão as trufas mais pequenas. É um sabor que lembra um sonho de valsa bem saboroso. A massa de cacau é feita com farinha de grão de bico e grão de arroz. Para finalizar, polvilho o cacau em pó”, explicou a fornecedora dos doces e confeiteira, Luciana Veronica Cardoso.

Já o bolo com creme de baunilha com morangos, também é preparado com ingredientes sem glúten e sem a farinha branca de trigo. “Embaixo é uma massa mais fina e em cima são morangos inteiros com o creme de baunilha, composto por leite de castanha de caju e de amêndoas, além do açúcar demerara”, ressaltou Luciana.

O cheesecake, servido no local, é uma adaptação da receita original, porém mais saudável. “Em sua composição, usamos o inhame, polvilho azedo e um creme de castanha de caju que ajuda a dar a textura para lembrar o cream chesse. Em cima, fazemos uma geléia com açúcar demerara, morangos e limão. O sabor e a textura relembram muito o original”, concluiu a confeiteira.

O tradicional fudge, feito com base na mistura do açúcar, da manteiga e do leite batidos, ganhou uma versão alternativa no cardápio da cafeteria. “Nas receitas tradicionais é usado o leite e o leite condensado, mas na nossa, ele é feito apenas com chocolate meio amargo, sem leite e com castanha de caju, além do cranberry e da avelã. É uma opção mais saudável para quem não quer tanto carboidrato, além das proteínas que acompanham o cacau e as gorduras boas provenientes da castanha de caju”, salientou.

A Précios Bolos e Doces, que comemora esse mês o seu quarto aniversário, serve as famosas receitas de ‘mil folhas’, conhecidas pela sua autenticidade. “Essa receita, é própria da casa e está no cardápio desde a inauguração da loja. Atualmente, temos os recheios de ninho com nutella, creme e abacaxi, paçoca e os mais pedidos: frutas vermelhas e morango. É um prato que podemos brincar com os sabores e esse é o nosso diferencial, porque preparamos na hora, qualquer recheio que o cliente venha a escolher”, destacou a proprietária da Précios, Cintia Marrucci.

“O mil folhas de frutas vermelhas é feito com pasta de frutas vermelhas e o creme “précios” que é a receita própria da casa. Tanto ele, quanto o de morango, também feito com a receita da casa, tem como base a massa folhada tradicional, que é acrescentada por meio de três camadas na sobremesa individual. Para quem quiser ele maior nós também fazemos. A versão maior acompanha oito pedaços e quatro camadas, chamado de ‘lacrador’, pois, em volta dele, nós lacramos com massa folhada. É sucesso”, garantiu Valeria França Cordeiro, confeiteira do estabelecimento.

 SERVIÇO – Ice by Nice (Av. Independência, 3130, São Judas Tadeu). Informações: (19) 3435-3418. Café com Mé (Rua Dom Pedro II, 760). Informações: 3422-8828. Précios Bolos e Doces (Av. Uriel Odas, na galeria do condomínio Terras de Piracicaba). Informações: 3036 2023.

(Ana Caroline Lopes e Raquel Soares)