Docente da Esalq receberá título de reconhecimento internacional

Clarice García Borges Demétrio é doutora em agronomia (Foto: Divulgação) Clarice García Borges Demétrio é doutora em agronomia (Foto: Divulgação)

A professora Clarice Garcia Borges Demétrio, do departamento de Ciências Exatas da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), está prestes a receber um importante reconhecimento pela sua trajetória acadêmica e científica.

No próximo dia 15 de maio, em Bruxelas, na Bélgica, a docente receberá das mãos do reitor da Hasselt University, o título de Doutor Honoris Causa.

A honraria será entregue para aqueles que contribuíram de forma expressiva para o sucesso da colaboração científica entre países dos hemisférios Norte e Sul. Além da professora da Esalq, serão condecorados outros quatro pesquisadores de diferentes países.

A outorga pela Hasselt University ocorrerá por ocasião da comemoração dos 20 anos do projeto “Flemish Interuniversity Council – University Development Cooperation”, (VLIR-UOS). O VLIR-UOS é órgão financiador de projetos para financiamento de estudantes de países em desenvolvimento.

Clarice colabora com um dos projetos coordenados pela Hasselt University desde 2007, lecionando a disciplina Design of Agricultural Experiments no Master in Statistics. “Nesse projeto, a universidade recebe 16 alunos, anualmente, vindos dos mais diversos países da África, da Ásia e da América Central, todos com bolsas de estudo da VLIR-UOS”, explica Clarice.

A docente revela a emoção pela condecoração a ser recebida. “Foi com muita emoção que recebi esta notícia. Será uma honra muito grande receber esse título a ser concedido pela Hasselt University”.

Clarice possui graduação em Engenharia Agronômica pela USP (Universidade de São Paulo), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela USP, doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela USP e pós-doutorado no Imperial College, em Londres. Atualmente, é professora titular da Universidade de São Paulo, no Departamento de Ciências Exatas da Esalq. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando, principalmente, em modelos lineares generalizados e extensões.

Da Redação