• Doces de festa junina com sabor do sertão
  • Doces de festa junina com sabor do sertão
  • Doces de festa junina com sabor do sertão

Doces de festa junina com sabor do sertão

Bolo com café, doce de leite, brigadeiro. Quem resiste a essas delícias?

Ahhh, a culinária caipira… Comidas deliciosas que são uma mistura de carinho de ‘vó’ e forno a lenha. Compotas e doces com sabor de infância fazem parte desse tipo de cozinha e também das festas juninas.

Não há como visitar uma quermesse e sair de lá sem um docinho sequer. Doce de abóbora, arroz doce, doce de leite e tantas outras delícias, que fazem parte do cardápio das festas do interior, mas para garantir que receitas como essas não fiquem disponíveis só no período festivo, Piracicaba desfruta de um restaurante temático, que inclui vários pratos típicos em seu cardápio.

Com ambiente tipicamente interiorano que conta com detalhes restaurados de fazendas centenárias da região de Barretos e paredes de tijolos aparentes, o Quintal do Sertanejo carrega esse nome porque tenta resgatar a simplicidade caipira, dando preferência para ingredientes simples, disponíveis nos sítios, mas sem deixar de inovar nas receitas clássicas. “Adaptamos o cardápio de acordo com a percepção do gosto dos clientes. Atualmente, as sobremesas disponíveis na casa harmonizam muito bem com a proposta e alimentação oferecidas”, afirma a assessoria do restaurante.

É o caso da Banana Flambada, um doce de banana com sorvete de creme e leve toque de laranja. A receita leva também canela, que dá um toque especial ao prato, mas sem marcar demais o sabor, o que o torna apetitoso também para quem não gosta da especiaria. É o tradicional doce da roça, mas repaginado. O açúcar não é muito acentuado, portanto o sabor predominante é o da banana.

Outra opção é o Brigadeiro da Vovó. O nome já diz tudo: é aquele doce com chocolate com gosto de infância. Servido na textura para ser comido com colher e em uma pequena panela, a ideia é que sejam relembrados os tempos de criança em que ninguém queria esperar o doce ser enrolado e a vontade mesmo era raspar o fundo da panela. . A textura, apesar de mais mole, ainda é consistente, e uma leve pitada de canela dá um sabor especial que não é possível identificar de onde vem, mas acentua o chocolate.

Já para quem é fã mesmo é de doce de leite, o Docim di Leite Caipira é mesmo a pedida mais certeira. A receita, servida em uma taça transparente, intercala o doce de leite, permeado por bolinhas de caramelo crocante com sorvete de creme. Para diminuir o adocicado deixado pelos outros ingredientes, o Docim di Leite Caipira ainda leva raspas de limão.

Para arrematar, o Mini Pudim Cremoso dá água na boca só de olhar. Uma porção individual de pudim de leite simples e tradicional, com calda caramelizada e servido no pires, como se faz em casa. Depois de tantas delícias doces, bom mesmo é finalizar tudo com um bom cafezinho preto coado. Gostinho da fazenda!

 

Mariana Requena
[email protected]

 

Fotos: Amanda Vieira