Dos garimpos ao glamour: modelo sênior descobriu a beleza após os 50

Vinda de uma juventude pobre, Mariza Paiva descobriu sua beleza após os 50. (Foto: Amanda Vieira)

Mariza Paiva tem 55 anos e, desde o ano passado, coleciona títulos de beleza. “Madame Plus Size Sênior 2018”, “Madame Plus Size Sênior São Paulo 2018”, “Miss Sênior Plus Size Brasil 2018” e, a conquista mais recente, o “Miss Sênior Universo Plus 2019”, competição que aconteceu no último dia 17 de agosto, em Salvador, na Bahia.

A descoberta de sua afinidade com o mundo da beleza aconteceu há cerca de dois anos, quando, ao levar a bisneta para um teste em uma agência de modelos, sua aparência chamou a atenção. “A dona da agência olhou pra mim e disse que eu era muito bonita. Então, ela me convidou para fazer algumas fotos lá no estúdio”, relembra Mariza. “Pensei comigo: ‘vai que cola’, e concordei”.

No dia seguinte aos cliques, a modelo conquistou um trabalho no qual seu perfil se encaixava e, então, sua carreira deslanchou. “Foi incrível, eu nunca imaginei que isso aconteceria comigo”, afirma.

Mariza chegou a pesar 130 quilos e a infância foi marcada pelo bullying por conta do peso. “Me emociono, porque hoje sou vista com outro olhar. Muita gente tinha preconceito com meu peso, e algumas tem até hoje”, diz, enquanto as lágrimas escorrem pelo rosto e carregam junto um pouco da maquiagem da vaidosa senhora. “Ouvia xingamentos constantes desde a infância, como ‘monstrenga’. Pelo fato de ter passado por tudo isso, os títulos de hoje representam uma superação”.

A modelo, igualmente, não teve uma juventude nada fácil. Por conta de problemas familiares, ela fugiu de casa, no Paraná, aos 12 anos, e passou a viver em garimpos no norte do país. De cozinheira, a jovem chegou a trabalhar junto aos garimpeiros na busca pelo ouro. Locais como a ‘Pista do Cabeça’, no Mato Grosso, eram moradia de Mariza, que lá contraiu malária mais de uma vez.

 

Mariza viveu cerca de 15 anos em garimpos no norte do país. (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Há 22 anos, após casada, Mariza chegou a Piracicaba quando o marido recebeu uma proposta de trabalho na cidade, e foi aqui onde criou raízes.

No último ano, quando as fotos da modelo passaram a fazer sucesso em suas redes sociais – recém-criadas por um dos filhos –, Mariza recebeu a proposta para participar de seu primeiro concurso de beleza, o “Madame Plus Size Sênior 2018”. Ela ganhou o prêmio por votos populares, medidos em relação às curtidas nas redes da organização. Então, vieram mais três concursos, no qual o julgamento foi feito por jurados, inclusive o mais recente deles, o “Miss Sênior Universo Plus 2019”.

“Antes de toda essa mudança em minha vida, eu nem ao menos me olhava no espelho. Eu tinha medo. Isso aconteceu por toda a minha vida e me marcou muito”, conta. “Hoje eu me amo do jeito que sou. Eu me aceito. A frase que me motiva é ‘eu quero, eu posso, eu consigo”.

 

Estilo, glamour e elegância! Fique por dentro das novidades do mundo fashion em www.jornaldepiracicaba.com.br/arraso/estilo

 

Mariana Requena
[email protected]