É a vez das lareiras!

Ícones dos filmes natalinos, elas são tendência mesmo com o clima tropical brasileiro. (foto Amanda Vieira/JP)

Elas dão a sensação de aconchego e são muito úteis no frio: as lareiras. Com carinha de filme de natal norte-americano, essas belezas da decoração estão se tornando cada vez mais populares no Brasil, mesmo com o nosso clima tropical e calor quase o ano todo.

Na mostra CASACOR São Paulo 2019, uma das mais importantes do país nos segmentos de arquitetura e decoração, as lareiras figuram em quase todos os ambientes, em diversos formatos e materiais. Se a sua ideia é fazer o investimento e trazer este conforto para o seu lar, a Arraso+ apresenta as novas tendências em lareiras – e, com certeza, você vai se inspirar para escolher aquela que é perfeita para a sua decoração.

BRANCAS

Para quem quer optar por um visual clean, com cores claras e sofisticadas, o branco pode estar também na lareira. Duas propostas bem diferentes entre si exemplificam bem a versatilidade do produto nesta cor.

Uma delas é o espaço “Living do Restaurante”, projetado pelo arquiteto Gustavo Paschoalim com a ideia de conferir luxuosidade ao ambiente. Clássico e aconchegante, o living conta com uma lareira inspirada no século 19. Feita em Calacatta, um tipo de mármore sofisticado com origens na Itália, a lareira foi projetada pelo próprio arquiteto com o uso de Dekton, um material tecnológico resistente ao calor, e une inovação a um design vintage que torna-se o centro da decoração.

Em outra versão, a lareira branca ganha ares mais rústicos. A “Casa Dendê Duratex”, idealizada pelo arquiteto Nildo José homenageia a terra natal do profissional, a Bahia, de forma sutil e delicada. A lareira escolhida para completar a decoração lembra uma antiga caldeira a vapor, que harmoniza muito bem com o clima simples e bucólico do ambiente, mas com toques futuristas.

Lareira harmoniza com clima bucólico da Casa Dendê (foto: Amanda Vieira/JP)

MODERNAS

Lareiras super-modernas também são destaques na mostra. É o caso da instalada no espaço “Loft Refúgio”, da arquiteta Consuelo Jorge, que aproveita o espaço abaixo da escada para surgir, alimentada a gás por uma pira de pedras. Menos é mais.

Outro exemplo de modernidade é a lareira do ambiente “Dolce Villa Todeschini”, de Debora Aguiar, em que a mesma pira de pedras a gás libera o fogo adornada por uma construção em revestimento tipo mármore, discreto e elegante.

Lareiras unem modernidade e elegância para completar a decoração (foto: Amanda Vieira/JP)

AMBIENTES EXTERNOS

As lareiras também saem das salas de estar para os jardins e ambientes externos, mudança que convida a boa e aconchegante conversa ao redor da fogueira.

Na área externa da casa “Lite”, de Duda Porto, a lareira revestida em pietra di savoia antracite posicionada de frente para poltronas de madeira completa, com elegância, a decoração baseada em tons cinzas e amarronzados – e ainda garante o aquecimento nas noites mais frias.

Se você sempre quis ter uma lareira em casa, as tendências de decoração apontam que essa é a hora de investir. Você já escolheu a sua preferida?

Lareiras também podem esquentar ambientes externos, como jardins. (foto: Amanda Vieira/JP)

Mariana Requena
[email protected]