,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Campanha antirrábica ocorre neste fim de semana
  • Moradores reclamam de buraco na rua
  • Agosto registra nove mortes no trânsito de Piracicaba

Mercedes-Benz inaugura fábrica de Iracemápolis no dia 23 de março
Danielle Gaioto
25/02/2016 10h46
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

A Mercedes-Benz confirmou, para 23 de março, a inauguração de sua fábrica em Iracemápolis.

A planta teve obras iniciadas em fevereiro do ano passado e investimentos na ordem de R$ 500 milhões aproximadamente.

Detalhes da inauguração, que deve contar com a presença de diversas autoridades, ainda não foram divulgados pela companhia.

A fábrica de Iracemápolis será responsável pela produção do sedã Classe C e do utilitário esportivo GLA, que atendem ao segmento de luxo do mercado automobilístico, e terá capacidade para produzir 20 mil veículos ao ano.

Os modelos fabricados aqui serão dotados de tecnologia Flex (movidos a etanol e à gasolina), o que é inédito tanto no sedã quanto no SUV da marca.

A nova fábrica faz parte da estratégia da Mercedes-Benz de liderar o mercado global de automóveis premium até 2020 e sua inauguração coincide com a comemoração de seis décadas de presença da montadora no país.

A Mercedes-Benz hoje possui três fábricas espalhadas pelo Brasil e passará a ser a única empresa do setor automotivo a produzir caminhões, ônibus, vans e automóveis, atuando em todos os segmentos de mobilidade no país.

Na ocasião do lançamento da pedra fundamental da planta, em fevereiro do ano passado, o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, Philipp Schiemer, citou que a apesar da situação delicada da economia brasileira e do mercado automotivo, a experiência da Mercedes-Benz faz a empresa enxergar o potencial do país e manter a previsão de investimentos aqui.

A estimativa é de que até 2018, a montadora tenha injetado no mercado nacional cerca de R$ 3,2 bilhões.

Schiemer também lembrou da preocupação da companhia com a qualificação da mão de obra e citou que os profissionais contratados para atuação em Iracemápolis seriam treinados em diversas plantas do grupo, inclusive na Alemanha. “Sairão daqui automóveis feitos por brasileiros com a mesma qualidade, mesmo conforto, tecnologia e segurança dos que são feitos na Alemanha”, afirmou Schiemer à época.

O sedã Classe C e o utilitário GLA representam cerca de 70% das vendas de automóveis da Mercedes-Benz no Brasil.

IMPORTÂNCIA — A construção da Mercedes foi anunciada cerca de dois anos atrás e a pedra fundamental da fábrica foi lançada no dia 5 de fevereiro de 2015, em solenidade com a presença de executivos da empresa, autoridades, deputados e do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

2016-02-25-009.jpg

A fábrica está à margem da rodovia que liga Iracemápolis a Santa Bárbara d’Oeste
(Foto: Claudinho Coradini/JP)

A indústria está instalada em área de 87 alqueires à margem da rodovia que liga Iracemápolis a Santa Bárbara d’Oeste e deve gerar cerca de 4.000 empregos, sendo 1.000 diretamente na fábrica e outros 3.000 de forma indireta.

Na semana passada, a montadora recebeu da prefeitura de Iracemápolis o Habite-se da fábrica, o que a autoriza a usar efetivamente o prédio, possibilitando a realização de testes para início de sua produção no local. “A inauguração da Mercedes -Benz será um marco para o município, que já está vivendo uma nova fase de desenvolvimento”, disse Valmir Gonçalves de Almeida (PSD), prefeito de Iracemápolis.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar