,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Un Certain Regard reverencia Ricardo Darín, de 'La Cordillera'
  • MP processa Barjas e Pedro Mello por convênio
  • Comunicação na indústria é tema de palestra

Lição de cidadania
Ude Valentini
27/12/2016 14h43
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 

Se todos os moradores de Piracicaba tivessem a iniciativa que teve segunda-feira o empresário Silvio Cesar Michelon, a cidade com certeza estaria melhor. Morador do bairro Monte Alegre, Michelon acionou a Polícia Militar para impedir que dois pedreiros continuassem a intervenção em um portal localizado em uma viela. O Monte Alegre é tombado em âmbito municipal pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). Como a obra começou sem esse aval, foi embargada e o proprietário, multado.

Está em estudo, ainda, o tombamento do bairro pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado). A obra em questão seria para recuar duas pilastras de alvenaria que avançam sobre a via pública. As colunas ficam do lado externo de propriedade do Lar dos Velhinhos. A medida seria tomada para alargar o vão do portal e possibilitar a passagem de veículos de grande porte.

Segundo Michelon, o muro do portal estava sendo derrubado “a marretadas”. Imaginem se, a cada situação ‘estranha’ que nos deparamos, procurássemos os órgãos competentes, ou mesmo a polícia, como as coisas teriam um desfecho melhor, ou até, mais justo. Acontece, que no nosso comodismo — ou mesmo pela correria diária — não prestamos atenção ou mesmo não queremos ‘arrumar problemas’. Mas depois, reclamamos. Infelizmente é assim que agimos. Por isso mesmo, a atitute do empresário é louvável e deve ser seguida por todos os cidadãos de bem. Louvável também foi a presteza do Codepac, que agiu no exato momento.

 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar

14/05/2017 11h25 André Thieful Bons ventos