,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Roger Waters posta foto de Temer e faz pergunta a brasileiros
  • Luciana Gimenez usa 'senzala' para se referir a espaço de trabalho de empregados
  • Vaias à Netflix, aplausos a Baumbach

Libertação dos Bixos
Rubens Vitti Jr.
21/05/2017 06h07
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
Os trotes realizados pelos estudantes da Esalq (Escola Superior Luiz de Queiroz) são famosos nacionalmente. Foram muitos os casos graves que se tornaram notícia. Relatos de tortura foram temas até mesmo de uma CPI. Além disso, a atitude de alguns universitários matriculados neste campus também já foram polêmicas, vide o “ranking sexual” que também acabou sendo caso de polícia. Sendo assim, não é de se chocar que uma “festa” chamada “Libertação dos Bixos” acabe em baderna, como ocorreu ontem, na praça José Bonifácio. Tudo bem diferente de outra parcela de alunos da mesma faculdade, que ontem realizaram uma caminhada beneficente, recolhendo alimentos para serem doados. 
 
O nome de tal evento remete à abolição da escravatura. Por isso é sempre realizado na semana de 13 de maio, data em que é lembrada a assinatura da Lei Áurea. A comparação entre um fato tão importante com a banalidade de “libertar” os novos ingressantes da universidade do “poder” de seus veteranos é, no mínimo, preconceito, racismo e ignorância histórica. Além disso, transformar a praça central da cidade em uma festa universitária é irresponsável. 
 
Quisera-nos poder ver tamanha vontade e disposição destes jovens para sair às ruas e se manifestar por algo que realmente importe para o país.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar

14/05/2017 11h25 André Thieful Bons ventos
12/05/2017 13h20 André Thieful Mais um lote