,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Construção civil perde 1.199 vagas em um ano
  • Fundo de Segurança entrega reforma do Plantão Policial
  • Uniodonto realiza Congresso Odontológico

Presente de Dia das Mães
Rubens Vitti Jr.
13/05/2017 11h22
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
Nem perfume, nem vestido, nem flores. Algumas mães piracicabanas gostariam de receber amanhã, na data que celebra a existência delas, um presente muito mais importante que objetos materiais: uma vaga na creche para que seus filhos possam se matricular. São 36 bairros sem vagas nas instituições instaladas em seus territórios. O levantamento feito pelo Jornal de Piracicaba evela que a falta de vaga ocorre para crianças de qualquer idade e quaisquer turnos (manhã ou tarde ou integral). Para se ter uma ideia, apenas três espaços constam com vacância em período integral, mas ficam na zona rural, distantes até 30 km do Centro, praticamente “outra cidade”.
 
Quem pleiteia uma vaga ainda tem outro descontentamento. Não se sabe quantas pessoas estão na fila de espera e quando será possível que o filho possa enfim se matricular em uma creche. A “falta de transparência” da prefeitura foi destacada em acusação recente do Tribunal de Justiça. 
 
Muito mais que o direito ao trabalho e ao estudo, as mulheres nunca antes precisaram tanto levar sustento para suas famílias. São mães solteiras ou que integram uma família de renda baixa que precisa de duas fontes de renda. Mas a questão destas famílias está longe de ser solucionada. Sem dinheiro para pagar uma escola particular, dependem da prefeitura para que as crianças fiquem enquanto pai e mãe vão trabalhar. O peso dessa decisão tradicionalmente ainda cai sobre a mãe, que precisa “se virar” entre cuidar das crianças e trabalhar. Essa “supermãe” precisa aprender o impossível: ser duas.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar

26/05/2017 12h51 Danielle Gaioto Moradias
25/05/2017 13h33 André Thieful Algo errado