,
Clique e
assine o JP
Televendas: 3428-4190
Classificados: 3428-4140
Comercial: 3428-4150
Redação: 3428-4170
Últimas notícias:
  • Emicida celebra a carreira e o bom momento do rap com a gravação do 1º DVD
  • Sequência de 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' ganha data de estreia
  • Em DVD, a face roqueira de Gal Costa

Fóruns: importantes espaços de atuação política
Matheus Erler
03/11/2017 13h59
  |      
ENVIAR     IMPRIMIR     COMENTE              
 
Uma das ferramentas que os vereadores têm ao seu alcance a fim de ampliar o alcance de discussões e temas importantes à sociedade são os Fóruns. Eles podem ser permanentes ou temporários, dependendo da intenção do vereador que os propõem. Podem ser internos, com a composição dos vereadores, ou aberto à comunidade, conforme o perfil dos trabalhos que se pretende. 
 
A grande maioria dos Fóruns é intensamente ativa, principalmente os de caráter permanente. A importância deles é incontestável. Em 2006, por exemplo, o vereador e segundo secretário da mesa diretora, André Bandeira, instituiu o Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência que, anualmente, no mês de agosto, coloca em evidência na sociedade importantes temáticas. Em 11 anos de ininterruptas atividades, o vereador exerceu um papel fundamental para a inclusão das PCDs na vida da cidade.
 
Em 2008, foi criado o Fórum Municipal Permanente de Segurança Pública, alterado algumas vezes, conforme a necessidade do momento vivido pelo município e, nesta Legislatura, reativado e incrementado pelo conhecimento expressivo na área da vereadora Adriana Sgrigneiro Nunes. Seu objetivo é de apontar e buscar soluções para a prevenção do crime e melhoria da sensação de segurança, numa sequência contínua de análises de quem busca compartilhar a visão de cada segmento, focando em componentes preventivos, repressivos, judiciais e sociais.
 
Os Fóruns também são uma forma de os vereadores alinharem suas atuações parlamentares aos seus perfis de trabalho. Outro exemplo é a vereadora Nancy Thame, que atua fortemente nas áreas ambiental e do direito da mulher e que, neste sentido, já propôs neste primeiro ano do seu mandato o Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, em parceria com o vereador Paulo Serra, e o Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino.
 
Temos também, de minha autoria, o Fórum Permanente de Direito Previdenciário e Defesa Dos Direitos do Idoso, que ampliaremos também para abrigar o direito do trabalho e, recém-aprovado, o Fórum em Defesa da Unimep, que na próxima semana tem sua primeira atividade oficial. Em 2013, o vereador Pedro Kawai instituiu o Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química, neste ano, o vereador Isac Souza, também bastante alinhado com seu perfil, propôs o Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química. Em 2015, o vereador Paulo Henrique institucionalizou sua luta contra a Pedofilia também através de um Fórum.
 
Nesta diversidade de temas que geram debates, estudos, encontros, projetos e políticas públicas, a Câmara de Vereadores de Piracicaba vai construindo uma trajetória democrática e ampla, buscando atingir todos os envolvidos e fortalecendo uma ponte de diálogo com a população.
 
Ampliar o acesso da população às atividades é um objetivo perseguido indistintamente por todos os vereadores, que compreendem a importância de abrir e permitir que os espaços públicos sejam ocupados.
 
 
Voltar

Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

  • Seja o primeiro a comentar

11/11/2017 11h05 André Thieful Respiro
08/11/2017 16h29 André Thieful Ficha limpa
05/11/2017 11h20 Sabrina Franzol Efeito dominó