Edvaldo Brito é candidato a deputado estadual pelo PRP

deputado Brito é autor do processo de cassação contra Barjas. (Foto: Amanda Vieira / JP)

O empresário Edvaldo Brito, 49, é um dos candidatos a deputado estadual nas eleições de outubro pelo PRP (Partido Republicano Progressista). Há 16 anos em Piracicaba, o sergipano da cidade de Ribeirópolis já foi candidato a prefeito de Piracicaba no pleito de 2016, quando ficou em terceiro lugar entre os oito postulantes a chefe do Executivo. Pela primeira vez na disputa a um cargo no Legislativo, Brito revela que quer ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa para,principalmente, combater a corrupção e fiscalizar o governo do Estado. Como parlamentar, o atual candidato pretende propor emendas ao orçamento estadual para as cidades de Piracicaba e região. Outra bandeira defendida por ele é a saúde. “ Quero trabalhar pensando em resolver o elefante branco que é o Hospital Regional de Piracicaba hoje”, afirmou, acrescentando que, uma vez deputado, todas as emendas feitas ao bolo orçamentário serão destinadas à área da saúde.

Para o candidato, a oportunidade do deputado em ajudar os municípios é justamente a partir das emendas apresentadas durante o mandato. “Como não pretendo ter uma carreira longa como deputado, não vou percorrer todos os municípios vizinhos a Piracicaba”, afirmou se referindo a campanha eleitoral. Brito é autor do processo de impeachment contra o prefeito Barjas Negri (PSDB), do qual disse não tem nenhum problema pessoal, e disse que terá a mesma postura de fiscalizador caso chegue à Assembleia Legislativa. “Meu alvo é o corrupto”, acrescentou. “Em nível de país e município, a saúde está nessa situação por fruto da corrupção”, comparou, ao dizer que acredita ser possível ocupar um cargo público sem se corromper.

Em sua avaliação, em Piracicaba há uma má administração da Saúde. “Já verifiquei solicitação de vagas para internação via fax, quem usa aparelho de fax hoje em dia?”, exemplificou.

EXPERIÊNCIA — Antes de se instalar em Piracicaba, Brito disse que atuou na diretoria do hospital e ocupou cargo de chefia de gabinete da prefeitura de Barra Bonita. Devido a essas experiências, ele acredita que tenha condições de exercer a função de parlamentar no Estado de São Paulo. “Trabalhei por mais de 20 anos em setor público e nunca fui corrompido, sempre soube da existência de propina”, afirmou.

Brito disse que, uma vez eleito, vai atuar na fiscalização dos atos do governo, mas manterá seu escritório para combater a corrupção em Piracicaba. Caso não seja eleito para deputado estadual, ele disse que não tem projetos para eventuais campanhas à prefeitura da cidade.

(Beto Silva)

O jornal de Piracicaba está publicando matérias com todos os candidatos a deputado estadual e federal, cujo domicílio eleitoral seja a cidade de Piracicaba. Isso para obedecer ao Princípio da Isonomia e não privilegiar a exposição de um candidato em detrimento a outro.