EEP abre Semana da Engenharia

engenharia Representantes da EEP visitaram na sexta-feira a Redação do JP. ( Foto: Claudinho Coradini /JP)

A  EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) abre as portas e transforma a universidade em uma grande praça de eventos com atrações que incluem opções para agradar aqueles que buscam conhecimento e informação, mas também lazer e entretenimento. A programação da 9ª Engetec (Semana de Engenharia Mecânica, Mecatrônica, de Produção e Tecnologia em Fabricação Mecânica) compreende atividades diárias até próximo domingo (26) e será subdividida em três grandes eventos gratuitos e abertos ao público: o primeiro é um ciclo de palestras e mesas redondas com representantes de grandes empresas; os outros são o 4º Encontro de Carros Antigos e a 12ª Competição Baja SAE/Etapa Sudeste. A programação completa pode ser consultada no site www.fumep.edu.br.

O evento começa às 19h20 da segunda-feira. A primeira palestra tem início às 21h, no Salão Nobre. O diretor executivo Hyundai Piracicaba, Eugênio Césare, abordará o tema ‘Perspectivas para a Indústria Automobilística’’. Nos próximos dias, as palestras e mesas redondas terão início sempre às 19h20 e vão até as 22h30. Além de não pagar para assistir, os participantes podem requisitar certificado à coordenação do curso.

As atividades serão coordenadas por profissionais experientes e renomados. Além do diretor executivo da Hyundai Piracicaba, ministrarão palestras: o presidente da SAE Brasil, Mauro Correia; o diretor da Unidade de Negócios ArcelorMittal, Luís de Arruda Penteado; o diretor senior da Delphi Technologies, Amaury Oliveira; o gerente de Operações da SAE Brasil, Ronaldo Bianchini; o diretor de planejamento e qualidade da Raízen, Ricardo Luiz Vanzelli Berni; o gerente de desenvolvimento de tecnologia da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Edson Roberto Gaseta; o fundador da equipe tróia de robótica da UFLA, Murilo Bonetto; o engenheiro de software da Delphi Technologies, Antonio Albiero; e o diretor da Geotecno Soluções em Automação Ivan Correr.

“A proposta é agregar conhecimento e proporcionar ao aluno uma visão realista e atual do universo organizacional por meio da vivência prática compartilhada por profissionais experientes e com reconhecida atuação no mercado”, disse o coordenador acadêmico do curso de Engenharia Mecatrônica da EEP, professor Anderson Rodrigues Rossi.

Na sexta-feira, 24, acontece a recepção aos mais de 700 alunos de engenharia da região sudeste que integram as 36 equipes participantes da Copa SAE Brasil, realizada na EEP pela terceira vez consecutiva. Trata-se de uma disputa de veículos monomotores, os chamados bajas, construídos pelos próprios universitários.

Outra atividade paralela será o 4º Encontro de Carros Antigos que a EEP promove no sábado e no domingo, 25 e 26, das 9 às 16 horas, em suas dependências. “O evento deverá reunir mais de 100 veículos antigos e atrair um grande número de pessoas, entre curiosos e aficionados por antigomobilismo, que terão outras surpresas reservadas durante o evento”, disse o coordenador acadêmico do curso de Engenharia de Produção da EEP, André de Lima.

(Rodrigo Guadagnim)