EEP abre Seminário de Gravity Car ao público

EEP/Fumep recebe hoje seminário de engenharia “Gravity Car”. (foto: Amanda Vieira/JP)

O que era brincadeira entrou nas universidades e, hoje, a construção de carros de gravidade (sem motor) vem se transformando em projetos educacionais perfeitos para trabalhar conceitos de engenharia como aerodinâmica, cálculo estrutural e dinâmica veicular; com incursões também pelas áreas do design, construção e gestão de projetos.

Para explorar mais esse universo, a EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) promove hoje o Seminário Gravity Car. Aberto ao público e direcionado de forma mais específica aos alunos das Engenharias Mecânica, Mecatrônica e de Produção da EEP, o seminário será conduzido das 19h30 às 22h30, no salão nobre da Fumep, pelo designer industrial Stevão Veríssimo, do Estúdio Gravity Car.

O desafio está em buscar e incentivar novos talentos com relação ao designer industrial, com domínio também da parte estética e de funcionalidade do veículo”, disse o coordenador acadêmico do curso de Engenharia de Produção da EEP, André de Lima.

Ele revela que as corridas de carros de gravidade são tradicionais e muito populares em vários lugares do mundo. No Brasil, a atividade começou a ganhar mais espaço no ano passado, quando a Red Bull promoveu uma grande competição mobilizando mais de cem mil pessoas, em São Paulo.

O conceito é simples envolve grupos de competidores que devem construir seus carros sem motor e competir pelo menor tempo em uma decida pré determinada; a chamada ladeira abaixo”, explicou Lima, lembrando que a proposta é despertar no aluno o desejo de construir um carro mais simples, partindo de conceitos menos arrojados e menos tecnologia.

Ele revela que o designer convidado já prestou serviços para a NASA (Agência Espacial Americana) no desenvolvimento de carro de exploração espacial e oferecerá aos alunos a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências que certamente se traduzirão em diferenciais no mercado.

Da Redação