EEP apresenta veículo off-road à comunidade piracicabana

A equipe Baja da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) irá participar com 21 alunos na 24ª Competição Baja SAE Brasil, que acontece de 21 a 25 de fevereiro, em São José dos Campos. Na ocasião, 84 equipes de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal disputam o campeonato automobilístico universitário mais tradicional do país.
 
O grupo piracicabano, composto por alunos dos cursos de engenharia mecânica, engenharia de produção e mecatrônica, utilizará o carro de número 18, protótipo monomotor off-road que foi apresentado na noite desta segunda-feira (19), em cerimônia realizada no salão nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba).
 
“As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na somatória geral poderão representar o país em maio, na Baja SAE Kansas, competição da SAE International, realizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos, onde o Brasil venceu cinco vezes”, disse o professor André de Lima, coordenador acadêmico do curso de engenharia de produção da EEP e coordenador da equipe EEP Baja SAE. No total, os participantes representam 80 instituições de ensino superior.
 
 
REGULAMENTO — Segundo Lima, o desafio nesta temporada foi ainda maior do que em anos anteriores. O novo regulamento impediu que a equipe EEP participasse com o carro de 2017. “Nós tivemos que projetar e construir um novo carro, exigindo ainda mais comprometimento e controle de tempo”, afirmou o responsável.
 
O professor diz que, com as novas tecnologias implementadas e as técnicas de fabricação utilizadas pela equipe, o carro de 2018 será capaz de alcançar melhores resultados que o antecessor.
 
Em 2017, a EEP Baja SAE conquistou a sétima colocação na prova de tração (etapa nacional), ficou em terceiro lugar na prova de lama (etapa regional sudeste), e obteve a 22ª posição geral (etapa nacional).
 
“A equipe está orgulhosa por representar Piracicaba, é um compromisso que temos há 18 anos. Os campeonatos SAE Brasil têm se consolidado como celeiros de talento e inovação, conquistando apoio e reconhecimento também da indústria”, completou o coordenador da equipe.
 
A EEP Baja SAE conta com o apoio de Barracão Racing, Caterpillar Brasil, Cobreq, Gráfica Almeida Silk-Screen, Libório Cabeçotes, LPO, Policrom, Servfreios e Usioge.