EEP sedia 23ª Maratona de Programação neste sábado

eep Atividades ocorrerão no Bloco de Laboratórios da EEP. (Foto: Divulgação)

A EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) abre suas portas para receber universitários da cidade e da região na XXIII Maratona de Programação, a ser realizada neste sábado, das 8h às 19h30. Anual, o evento é promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) como seletiva para a International Collegiate Programming Challenge, evento internacional promovido pela ACM (Association for Computing Machinery).

“A EEP/Fumep está entre as 58 instituições brasileiras selecionadas para sediar a fase regional da Maratona, que ocorrerá simultaneamente em todo o país no próximo dia 15 de setembro, mobilizando milhares de alunos de cursos de graduação na área de Computação e afins”, disse o coordenador do curso de Ciência da Computação da EEP, professor Clerivaldo José Roccia.
Ele lembra que, na EEP, as atividades ocorrerão das 8 às 19h30, no salão nobre inicialmente e, à tarde, no Bloco de Laboratórios da Instituição. Pelas regras, times competem durante a Maratona para solucionar problemas utilizando programação de computadores. “Este ano, receberemos 35 equipes, totalizando 105 competidores provenientes de dez faculdades e universidades da região”, disse Roccia.

O coordenador revela que cada time é composto por três estudantes de graduação ou pós-graduação que dividem um único computador para solucionar os problemas propostos na competição. Vence o time que solucionar o maior número de problemas no menor tempo possível e com o menor número de erros.

“São problemas que exigem soluções criativas, demandando raciocínio lógico e conhecimentos em diversas áreas relativas à programação de computadores, como linguagens de programação, estruturas de dados, análise de complexidade de algoritmos e conhecimentos gerais de matemática”, disse Roccia.

Três equipes representarão a EEP na Maratona. O time ExceptionNotFoundException, composto pelos alunos Eduardo Vencovsky, Gabriel Oliveira dos Santos e Leonardo Vencovsky; o grupo Filosofia Python, com os alunos João Antunes Troppmair, João Vitor Mengatto Gimenes e Lucas Citelli Haitman; e o time Int Main and The Wasp, com Diego Modda Garcia, Diogo Ramires Carascosa Filho e Marcos Vinicius de Campos Barbosa representarão a EEP na Maratona. “Estamos preparados”, disse Roccia.

Segundo ele, a competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. “Instituições e grandes empresas da área têm valorizado alunos que participam da Maratona”, afirmou Roccia. Segundo ele, a estrutura da EEP, com modernos laboratórios, restaurante e amplo estacionamento, foi fundamental para que os organizadores apontassem a Escola de Engenharia de Piracicaba como uma das instituições sedes da Maratona.

(Da Redação)