Egito: único e grandioso

A Grande Esfinge, outro monumento histórico do Egito (Foto: tarunpsingh)

País com uma história invejável, importantíssima para a história humana, na qual é citada em diversos segmentos culturais, o Egito é único, presente na lista de diversos turistas com o sonho de ir para a África. Suas pirâmides, tumbas e templos ajudam a explicar essa fama, além de possuir uma das sete maravilhas do mundo.

CAIRO

Capital e cidade mais populosa do Egito (9,5 milhões, com a sua região metropolitana ultrapassando a marca de 25 milhões), Cairo é uma das cidades mais antigas do mundo. A principal atração, não apenas da cidade, mas sim do país e talvez de todo o continente africano, são as Pirâmides de Gizé, também conhecidas como Necrópole de Gizé. O complexo contém as belíssimas três Grandes Pirâmides, e a fenomenal Esfinge. Construída entre 2584 a 2561 a.C., a pirâmide de Quéops é uma das sete maravilhas do mundo antigo, sendo a única das maravilhas que ainda existe. Portanto, motivos para visitar o complexo não faltam.

Pirâmides de Gizé, destino conhecido no mundo inteiro (Foto: YI SU)

Além das pirâmides, Cairo tem diversas opções para os visitantes conhecerem e se aprofundarem na história do país, como o Museu Egípcio, com diversas relíquias relacionadas ao Egito Antigo, além do trabalho dos egiptólogos de todo o mundo. Os tesouros da tumba de Tutankhamon, incluindo a famosa máscara mortuária de ouro maciço, as esculturas do faraó herege Akhenaton e sua esposa, a rainha Nefertiti são algumas das imperdíveis atrações do local. Uma grande oportunidade de aproveitar a cultura egípcia nas ruas é o Khan el Khalili, um mercado localizado em uma área comercial antiga da cidade, com um imenso mercado entre ruelas, com tendas dos mais diversos produtos, desde sapatos, joias, pipas de cristal, entre outros. A Citadela de Cairo e a mesquita de Muhammad Ali também merecem uma visita.

Cairo é uma das cidades mais antigas do mundo (Foto: Martin Eerens)

ALEXANDRIA

Fundada por Alexandre, o Grande; a cidade de Alexandria possuía uma das sete maravilhas do mundo (Farol de Alexandria), porém mesmo sem o farol, a cidade tem atrações deslumbrantes, como a Cidadela de Qaitbay, uma fortaleza defensiva situada na costa do mar Mediterrâneo, construída em 1.477 d. C. Hoje abriga um pequeno museu naval. As catacumbas de Kom el Shoqafa são um sítio arqueológico com um extenso complexo de tumbas, datadas da época romana e consideradas como uma das ” Sete Maravilhas da Idade Média “.

Fundado por Alexandre, o grande, Alexandria tem diversos templos e mesquitas (Foto: Neal)

LUXOR

Coração do Egito Antigo, a cidade de Luxor é outra com atrações e pontos turísticos históricos, como o Vale dos Reis, em que tumbas foram construídas para os faraós e poderosos nobres do Reino Novo. A cidade contém diversos templos grandiosos e importantes para o país, como o Karnak, Templo de Luxor e os Colossos de Mêmnon.

Mauro Adamoli