Elas mudam a cara do ambiente

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br

Mais do que apenas a funcionalidade, as cortinas também podem ser utilizadas para mudar a cara do ambiente, o tornando, além confortável, mais sofisticado. E é aí que entra o trabalho da Ana Paula Guimarães, proprietária da loja Casarão Guimarães, especializada na produção de cortinas sob medidas para quem deseja dar up no ambiente.

Segundo ela, as cortinas são, na maioria das vezes, procuradas para aplicação em ambientes como salas de estar, de jantar e de TV, além dos dormitórios da casa. Ela ainda aponta que as grandes cortinas estão em alta. “Atualmente, nossa empresa tem atendido 70% dos clientes a procura de cortinas sob medidas, das quais as mesmas cobrem toda a parede que irá a cortina, não apenas janelas e portas, tornando o ambiente ainda mais confortável e sofisticado”, garante.

Ana explica que a cortina deve complementar a decoração do ambiente, sem pesar, e para isso ela deve se mesclar à paleta de cores do cômodo. Apesar de grande parte dos clientes apostarem em cores claras e neutras, também existe quem vá um pouco além e decida ousar nas cores, sem deixar de lado a harmonia do ambiente.

Caso a necessidade de proteção solar seja evidente, alguns tecidos são especiais. “Para o bloqueio de raios solares, hoje em dia existem diversos tecidos que não diminuem a claridade no ambiente e apenas impedem o sol. Mas, para quem prefere, também há tecidos específicos para o bloqueio de 80% a 100% da claridade, que são os tecidos conhecidos como blackout”, explica ela.

A cozinha também pode receber a aplicação de cortinas, mas para esse ambiente os tecidos não são o material mais indicado. Cortinas rolo ou romana, do tipo persiana ou tela solar, são as mais indicadas, já que evitam o sol, mas não retiram completamente a visão do exterior, além de serem mais fáceis de limpar, pois a cozinha é um ambiente com acúmulo de gordura e o tecido teria que ser lavado com frequência.

NO QUARTO

Os pais sempre estão preocupados com o bem- estar dos pequenos e a incidência de raios solares pode ser um grande incômodo nos quartos infantis.

Além de garantir conforto, as cortinas também trazem privacidade às crianças, que realizam diversas atividades diárias no quarto. “As cortinas para quarto infantil são itens importantes para garantir conforto e privacidade ao ambiente. Entre brincadeiras e sonecas, as crianças utilizam o quarto para ler, estudar, fazer lição de casa e outras atividades. Ou seja, é preciso garantir que a luminosidade do ambiente esteja adequada para evitar o desconforto visual”, ressalta Ana. “O recomendado é escolher tecidos mais leves e naturais, que sejam de fácil limpeza. É importante escolher tons suaves, que além de criar um ambiente mais tranquilo, são cores que conferem maior elegância e sofisticação”.

Outro ponto importante para a aplicação de cortinas em quartos infantis é a preocupação com as doenças respiratórias, típicas da infância. Para proteger os pequenos de crises de rinite ou bronquite, por exemplo, é necessário realizar semanalmente uma rotina de limpeza das cortinas dos quartos, para expulsar a poeira e os ácaros que possam se acumular nas fibras do tecido.